Carreiras | Empregos

Autor: Lois P. Frankel
Editora:
Gente
Páginas:
232
Preço:
R$ 33
Por Priscila D’Amora
Muitas mulheres ainda perdem a oportunidade de estar no comando de grandes organizações devido à imagem de que não conseguem suportar altos níveis de pressão ou de que não detêm características suficientes de liderança. A doutora em Psicologia Lois P. Frankel, reconhecida internacionalmente por sua competência como coach executiva, mostra em seu livro Mulheres lideram melhor que homens que todas as mulheres são, naturalmente, líderes e que certas características exclusivas do sexo feminino são as que fazem diferença no novo conceito de liderança que as empresas buscam atualmente.
São 99 estratégias que ajudam as mulheres que estão inseridas nesse contexto a desenvolver e assumir suas habilidades de liderança no trabalho, em casa e na vida social.
Despertar habilidades que muitas vezes já fazem parte da característica feminina, mas que em função de sua desvalorização no mercado acabam sendo esquecidas, é uma das propostas. Equilíbrio, visão estratégica, ousadia, capacidade de assumir riscos e motivar pessoas são requisitos de um grande líder e que a autora ensina a desenvolver ou até mesmo a redescobri-los.
Outra questão bastante enfatizada é a de que se a mulher possui atributos para comandar uma família, com todas as suas peculiaridades, poderá muito bem dar conta de um projeto, uma equipe, um departamento, uma empresa e até mesmo de uma nação, como já acontece no Chile, com a presidente Michelle Bachelet, e na Alemanha, que tem Angela Merkel como primeira-ministra, por exemplo.
Em Mulheres lideram melhor que homens , Lois Frankel tenta eliminar os enganos relativos ao comando feminino. “Acredito que nossas famílias, nossas comunidades e nossos países são prejudicados quando mulheres capazes relutam em assumir lideranças”.
Desde a feminização da liderança, passando pelo desafio dos riscos, as armas secretas da mulher, até a preparação de nossas filhas para a liderança, são abertas discussões sobre o desafio à forma como tradicionalmente as pessoas vêm a liderança.
Talvez o grande diferencial do livro esteja em sua abordagem que desde a introdução até suas linhas finais traça de forma clara um paralelo entre as tarefas que a mulher está acostumada a realizar desde jovem, e que muitas vezes consideram simples, e a rotina das empresas. As tarefas são as mesmas, só muda o contexto, que visa ao mesmo resultado: sucesso, lucratividade e resolução de problemas.
Confira abaixo os comportamentos citados pela autora e que caracterizam grandes líderes:

  • Visão clara dos objetivos desejados
  • Capacidade de equilibrar estratégia e diplomacia
  • Disposição para assumir riscos
  • Capacidade de influenciar as pessoas
  • Capacidade de inspirar e motivar os outros
  • Capacidade de formar equipes para ajudar as pessoas que as compõem a realizar as próprias metas
  • Alta inteligência emocional

Vantagens da liderança feminina:

  • As mulheres executivas consultam com maior freqüência as demais pessoas, sejam elas especialistas, funcionários e outros empresários, durante o desenvolvimento de estratégias.
  • Possuem tendência natural mais acentuada para lidar com a multiplicidade de tarefas.
  • Revelam menos tendências competitivas e procuram com freqüência abordagens que priorizam a colaboração.
  • Tendem a concentrar-se na perspectiva geral durante o processo de tomada de decisões que envolvem negócios importantes ou na elaboração e no desenvolvimento de estratégias.
  • Enfatizam tanto a consolidação das relações humanas quanto a coleta de fatos e informações.
  • Discutem com maior freqüência as possíveis abordagens dos negócios e incorporam as idéias dos outros antes de tomar decisões finais.

Preparem-se para o posto de verdadeiras líderes e boa leitura!

Avalie:

Comentários 0 comentário

Os comentários estão desativados.