Carreiras | Empregos

A idéia da criação da concessionária “Etoile” foi de Izaíra Corrêa, superintendente da rede Citroën em São Paulo. “Não sabíamos que não havia outra Concessionária somente composta por mulheres. Foi uma agradável surpresa o ineditismo”, explica Danilo Fernandez, diretor de Recursos Humanos da empresa.
O atendimento é “uma obsessão” na área comercial da Citroën. Segundo Danilo, “as mulheres possuem ótimas habilidades para lidar com isso. Não havia certeza quanto à utilização de algumas dessas qualidades na área técnica, porém foram realizados treinamentos adequados e os resultados logo apareceram. Percebemos a alta capacidade e a facilidade da mulher em detectar problemas e de atuar na reparação mecânica de automóveis” conta Fernandez.
A Etoile emprega cerca de 35 mulheres com idades entre 16 e 45 anos, divididas em três áreas: administrativa, comercial e pós-venda.
Todas as mulheres que trabalham na Etoile passaram por um treinamento intensivo e têm amplas possibilidades de crescimento profissional na própria concessionária ou na Rede.
Os clientes se surpreenderam, mas os funcionários da empresa receberam com naturalidade esta iniciativa. “A Citroën possui uma larga experiência com o trabalho feminino. Pelo menos metade da empresa é composta por mulheres”, conta Danilo.
Ele acredita que no mercado ainda há poucas iniciativas como essa devido à falta de mão-de-obra qualificada para a função. “Podemos dizer que de cada 100 profissionais de mecânica, funilaria ou pintura, apenas um é do sexo feminino. Ainda não há muitas mulheres atuando nessa área”, diz o diretor de RH. Quando esse quadro mudar, certamente haverá espaço para novos projetos como o da concessionária feminina.
Com a mão no carro
Veja as características necessárias para trabalhar na concessionária feminina da Citroen:

Comercial:
para trabalhar no atendimento, a mulher precisa ter uma excelente postura, ser atenta, perspicaz e muito competente. “Não há exigência de idade ou de experiência. Essas qualidades são as requisitos básicos para se atuar nessa área”, explica Danilo;
Técnica:
a mulher deve possuir muita experiência, conhecimento pleno das ferramentas e peças utilizadas, maturidade e muita responsabilidade. “Uma característica que é detectada num processo seletivo é o amor pela profissão. Esse é o grande diferencial que identifica o bom profissional e, no nosso caso, as boas mecânicas”, complementa o diretor.

 

Avalie:

Comentários 0 comentário

Os comentários estão desativados.