Carreiras | Empregos

por Armando Lourenzo Moreira Júnior*
Temos visto que diversos especialistas estão apontando tendências e uma destas já está ocorrendo no presente, ou seja, o grande aparecimento de pequenas empresas.Vários são os motivos que nos levam a montar um negócio, que vão desde a vontade de ganhar dinheiro até a possibilidade de podermos caminhar em direção a autorealização.
Geralmente conhecemos alguém que todos os dias nos procura com “idéias brilhantes” e com a mesma velocidade que aparecem elas se vão. De certa forma isto não é um problema, pois as grandes idéias em relação a novas empresas podem surgir de uma hora para outra, agora, colocar em prática pode ser uma atitude perigosa sem que seja feita uma boa análise quanto ao futuro negócio.
Dentro dos programas de treinamento e consultoria que realizamos, pudemos observar várias dificuldades que os empreendedores têm com suas novas pequenas empresas e para estas relacionamos abaixo algumas dicas, que não são as únicas, para gerenciar seu negócio:
Visão de mercado: Antes de iniciar um negócio, é preciso ter certeza de que o produto terá compradores, pois podemos nos enganar achando que como gostamos do produto todos gostarão. Deve ser feito uma pesquisa com pessoas que têm o perfil dos futuros compradores a fim de testar a sua saída em termos de venda. Outro ponto importante relaciona-se ao tempo que o produto a ser comercializado será de utilidade, pois como tudo está mudando rapidamente é possível que um produto criado hoje não sirva para o consumo em um curto espaço, o que pode não ser vantajoso em termos de investimento…
Relacionamento com o pessoal: Os funcionários devem ser vistos como colaboradores e estes devem ser incentivados a todo o momento, não necessariamente em termos financeiros, mas deixando-os participar nas decisões ou podendo colocar em prática novas idéias. Temos percebido que a participação das pessoas nas decisões, não apenas melhora o desempenho, como cria um maior comprometimento delas com o trabalho.
Diferencial do produto ou serviço: No momento em que resolvemos montar um negócio, é provável que já exista algum parecido, quando não comercializando o mesmo produto ou serviço. É preciso então que o empresário entre no mercado com um produto diferenciado, que pode ser desde um atendimento personalizado até um prazo de entrega mais rápido. Utilizar esta estratégia de diferenciação pode ser uma das chaves para o seu sucesso.
Disponibilidade e resultado financeiro: Dois aspectos são indispensáveis, o primeiro refere-se a necessidade financeira real para iniciar a atividade, pois descobrir apenas no meio do caminho que vai faltar dinheiro pode inviabilizar todo o andamento do empreendimento. O segundo fator é o lucro, que por falta de conhecimento quando se calcula, pensa-se que é grande e no fim acaba não trazendo os resultados esperados, criando assim uma situação frustrante e difícil de ser mantida.
Organização e controles: É importantíssimo que desde o início se preocupe com os controles e a organização geral, pois muitas das empresas que conhecemos hoje já foram pequenas e um dos pontos mais fortes que a ajudaram a crescer reside exatamente neste aspecto, pois é muito comum vermos o pequeno empresário não tendo tempo para vender por ser desorganizado.
Empresa familiar: Algumas vezes escutamos que a empresa familiar não é sinônimo de bom negócio. Nós não compartilhamos desta opinião, até porque se olharmos a nossa volta poderemos observar vários casos de sucesso. O importante é que esse tipo de empresa tome certos cuidados, como as questões da sucessão e da profissionalização.
*Armando Lourenzo Moreira Júnior é professor em cursos de capacitação profissional da FIA/FEA/USP e Diretor da empresa Conhecimento: Avaliações Estratégicas.

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