27 / 10 / 2015

Marketing Global: Soluções estratégicas para o mercado brasileiro

Domine os conceitos e desenvolva técnicas mercadológicas aplicadas mundialmente
por
http://www.empregos.com.br

Autor (a): Amalia Sina
Editora: Saraiva
Páginas: 361
Preço: R$72

Em Marketing Global : soluções estratégicas para o mercado brasileiro (Editora Saraiva), Amalia Sina utiliza-se da experiência de mais de 24 anos dedicados a empresas multinacionais para transmitir aos seus leitores componentes e diferenciais que fizeram as grandes marcas brasileiras ultrapassarem as barreiras nacionais e chegarem ao mundo globalizado.

Percebendo a dificuldade que muitos profissionais da área de marketing enfrentam no que se refere à inovação e criação de estratégias, a autora amarra fundamentos aliados à visão de mercado, traçando um panorama estratégico desse contexto de mundo com tênues fronteiras. Para isso, o profissional não pode ignorar os mercados emergentes, ambientes econômicos, financeiros e culturais, a segmentação, canais de distribuição, webmarketing, dentre outros elementos do ambiente global.

Outro ponto relevante da obra é desenvolvimento da visão de negócio. Sem isso, por mais que se domine a teoria, ela por si só não será suficiente para sustentar uma marca. Por isso a importância de aprender e aplicar essa visão. Amalia acredita que assim como a propaganda brasileira fez o País entrar para o time dos mais criativos do mundo, a capacidade dos profissionais de Marketing que aqui se encontram faz o Brasil ser reconhecido como uma potência para quem quer explorá-lo e para quem o quer como referência no mercado mundial.

Além disso, estão presentes cases de sucesso de grandes empresas que demonstram o que pode acontecer com uma marca se ela for trabalhada de maneira adequada, voltada para a estratégia. Em alguns capítulos são citados casos da Odebrecht, Gerdau, Embraer, Marcopolo, Cutrale, Vale do Rio Doce, Vicunha, além de estudos de caso do grupo Abril, Arisco, Bardahl, Folha Portugal Telecom, Coca-Cola e a concorrência com a Dolly, por exemplo. Essas demonstrações de empresas nacionais ajudam a refletir sobre a questão central para quem pensa em uma marca global: definir qual será a melhor e mais eficaz estratégia de atuação em cada país ou região.

Para finalizar, dentro do que é proposto pela obra, Amalia enfatiza: “A meta deve ser o aprendizado contínuo, na certeza de que nada permanece estático. Ao contrário, os desafios de hoje podem mudar completamente amanhã, e o que garante melhor trato com essa mobilidade é a capacidade de refletir com criatividade”.

Profissionais, reinventem-se e rumo ao mercado global!

Boa leitura!

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