11 / 08 / 2016

Livro – Os Segredos da Mente Milionária

Veja os conselhos de um milionário para mudar o seu comportamento com o dinheiro e seja bem-sucedido financeiramente
por
http://www.empregos.com.br

Ao contrário do que pode parecer pelo título, os conselhos que o canadense Harv Eker dá no best-seller “Os Segredos da Mente Milionária”, não têm muito a ver com quantidade de dinheiro no bolso. O livro da editora Sextante, que há anos não sai das listas dos mais vendidos no Brasil, é na verdade, sobre riqueza emocional, mais do que financeira.

Para o autor, que se tornou milionário em dois anos e meio, são as suas crenças que determinam o seu grau de controle sobre as finanças. Suas lições se baseiam em abrir mão de alguns velhos modos de pensar e agir, dominar emoções e refazer modelos mentais.

Confira 7 lições que resumem os principais conselhos financeiros de Harv Eker:

1- Enriquecimento

A maioria das pessoas simplesmente não tem capacidade interna para conquistar e conservar grandes quantidades de dinheiro e para enfrentar os crescentes desafios que a fortuna e o sucesso trazem. É sobretudo por causa disso que elas não enriquecem”.

Harv Eker defende que quem tem a “mente milionária” pode perder todo o dinheiro e conseguir se recuperar rapidamente. Para ele, são as crenças, pensamentos e hábitos que determinam o grau de sucesso de cada um.

2- Dinheiro

Você já ouviu alguém dizer que a falta de dinheiro é um enorme problema? Na verdade, ela nunca é um problema, e sim um sintoma do que está acontecendo embaixo da terra”.

Para o autor, todos nós temos um plano de dinheiro e de sucesso no subconsciente. É esse modelo que determina nosso futuro financeiro. A falta de dinheiro é apenas um reflexo de um descontrole emocional interior.

3- Motivação

A sua razão, ou motivação, para enriquecer ou fazer sucesso é crucial. Se ela possui uma raiz negativa, como o medo, a raiva ou a necessidade de provar algo a si mesmo, o dinheiro nunca lhe trará felicidade”.

Nenhum desses problemas como medo, raiva ou necessidade de provar algo a si mesmo pode ser resolvido com dinheiro. Para Harv Eker, o dinheiro não faz ninguém mais capaz ou competente para algo. Por isso, para prosperar financeiramente, é preciso estabelecer novas associações mentais.

4- Escolhas

A maioria de nós acredita que vive uma vida baseada em escolhas, mas em geral isso não é verdade. (…) Na maior parte do tempo, somos como robôs: agimos no automático, dirigidos por condicionamentos passados e por velhos hábitos”.

Até os pensamentos e crenças devem ser escolhidos conscientemente, segundo o autor, para tomar decisões lógicas e sensatas. Ao fazer escolhas de consumo, por exemplo, não basta que a decisão faça sentido naquele momento para ser bem-sucedida. Ela precisa de uma lógica por trás.

5- Atitude

As pessoas ricas acreditam na seguinte ideia: eu crio a minha própria vida. As pessoas de mentalidade pobre acreditam na seguinte ideia: na minha vida, as coisas acontecem”.

Você precisa se colocar no comando da sua vida, pois o sucesso financeiro não depende só da sorte. Pessoas com mentalidade pobre se colocam em posição de vítima e culpam a economia, o governo ou o patrão, por exemplo. Focam nos obstáculos e não nas oportunidades.

6- Valores

Embora o amor possa fazer o mundo girar, esse sentimento certamente não paga a construção de hospitais, igrejas e casas. E também não enche a barriga de ninguém”.

Harv Eker diz que o dinheiro é essencial nas áreas em que produz resultados e insignificante onde não tem utilidade. Mas, em suma, nenhum rico acredita que o dinheiro não é importante.

7- Ambição

As pessoas ricas entram no jogo do dinheiro para ganhar. As pessoas de mentalidade pobre entram no jogo do dinheiro para não perder”.

Para o autor, pessoas de mentalidade pobre querem ter apenas dinheiro suficiente para pagar as contas em dia, mas as intenções têm poder. Para Eker, porém, existe uma imensa diferença entre ter algum conforto e ser rico.

Título- Os Segredos da Mente Milionária

Onde encontrar:

• Livraria da Folha
Submarino
Saraiva
Estante Virtual

Esta matéria ajudou você?

+ 12 pessoas ajudadas
Fonte: Exame

Comentarios