Carreiras | Empregos

Autor: Alex Hiam
Editora:
M.Books
R$ 59,00 – preço sujeito à alteração. Consulte o site da editora.
Uma fábula sobre um garoto e seu cavalo serve de inspiração para o livro “Liderança para Gerentes e Executivos”, do consultor norte-americano Alex Hiam. Dividida em duas partes, a obra narra primeiro uma reunião entre gerentes que não sabiam como liderar seus subordinados para que atingissem o máximo de produtividade. Cada um expôs seu problema, como falta de motivação e falhas na comunicação, por exemplo. Uma senhora no canto da sala, ouvindo as reclamações dos empresários, se apresentou e contou a história de um menino que não conseguia domar seu cavalo para realizar os afazeres diários. O animal sequer bebia a água oferecida pelo garoto. A solução encontrada pelo jovem, ao final do conto, fez os gerentes refletirem sobre novos aspectos e ângulos de suas lideranças.
A segunda parte do livro é dividida em dez capítulos e cada qual contém um item a ser desenvolvido e melhorado pelos líderes, como compromisso, supervisão, encorajamento e inovação. Dentro de cada capítulo o autor apresenta de forma didática e descontraída algumas dicas e cases sobre o assunto. Cada página também contém um box com frases vindas, em sua maioria, de personagens destacados por sua liderança – como o general Colin Powell, secretário de estado dos EUA: “Liderança é a arte de conseguir mais do que a ciência da administração diz que é possível” (página 81). A obra também traz em cada capítulo um box intitulado “Perspectiva Legal”, em que uma advogada trabalhista dá dicas sobre a atuação do líder em relação a seus funcionários.
Sempre partindo da metáfora cavalo-empregado, o autor discorre sobre os temas de cada capítulo em forma de tópicos bastante interativos. No capítulo 3 – “Perspectiva Pessoal do Líder”, por exemplo, Hiam sugere que os líderes produzam uma lista de cinco coisas que podem ser feitas para se sentirem melhor. Há um exemplo (no caso, “melhorar o humor”) e, logo depois, cinco espaços para que o leitor escreva suas idéias no próprio livro. Essa descontração no estilo literário torna a obra dinâmica e de leitura fácil. Ao final de cada capítulo, encontra-se um check list dos assuntos tratados, para que o profissional relembre de todas as dicas e, de preferência, coloque-as em prática.
Por todas essas características, “Liderança para Gerentes e Executivos” é quase um livro de auto-ajuda empresarial, voltado para a prática de ações que visam melhorar o relacionamento entre o líder e sua equipe e, com isso, alavancar a produtividade da empresa. “Encoraje seu cavalo a acreditar que é um vencedor. Ele não vai correr o melhor que puder enquanto não for um”, sugere o autor.

Avalie:

Comentários 0 comentário

Os comentários estão desativados.