Carreiras | Empregos

Somente quem convive sabe como é ter que lidar com chefes difíceis. Seja mau humor, arrogância, apatia, a lista é grande de rótulos para os chefes, o difícil é saber como agir diante deles.

Algumas dicas de como lidar com cada um deles:

 

Mantenha sempre a calma
Lidar com chefes difíceis exige muita, mas muita calma. Perder a cabeça e começar a agir como ele não resolve o problema e muitas vezes pioram a situação.

 

Lidar com chefes difíceis: identifique qual tipo de chefe você tem.

 

Chefe agressivo
È aquele chefe que grita, fala palavrão, bate na mesa e não respeita ninguém. Só quer saber dos resultados não se importando para equipe, e caso a meta não seja atingida, trata toda a equipe muito mal.

O melhor a se fazer nesse caso é evitar dar motivo para ele reclamar. Caso não seja possível, em um momento em que ele esteja mais calmo tente dialogar.

 

Como lidar com chefes difíceis

Melhore o seu convívio no trabalho com dicas essenciais


 

Chefe mal- humorado
Sempre reclamando de tudo, nada agrada, nada está direito, fica de bico o dia todo… Ele entra na sala e o clima já pesa.
O segredo é não se deixar afetar, mau humor é contagiante.

 

Chefe omisso
Não dá um feedback, não tenta achar solução quando alguém mostra um problema para ele. Não aparenta estar preocupado com o andamento de projetos, com prazos, parece que está lá só para ocupar espaço.
Não tem como, você vai ter que cobrar ele. Seja feedback, ação, posicionamento… Muitas vezes o chefe pode ser inexperiente ou não tem segurança no cargo. Um empurrãozinho às vezes o ajuda a encontrar um norte.

 

Chefe ditador
Tudo é do jeito dele e não há discussão. Ele manda e todos têm que obedecer. Nunca escuta a opinião dos outros, pois nada precisa ser alterado, o jeito dele é o certo e ponto.
Tente sempre se expor, explicar os motivos e pontos fortes da sua opinião em determinado assunto. Se em um dia ele não prestar atenção, tente no outro dia.

 

Chefe “de lua”
Tem horas que ele está uma arara, não dá bom dia, fala quase que aos berros, pressiona, pois quer resultados. Logo em seguida ele pára e te pergunta como foi o final de semana, fala do filme que assistiu no cinema…
Não tem outro meio de conviver com esse chefe sem ser conhecer a figura. É preciso ficar atento aos sinais de que o humor dele está mudando para poder saber se é o momento certo de ir conversar com ele.

 

Chefe amigo
Você tem liberdade para dialogar com ele, expor sua opinião. Até o momento que você discorda da opinião dele. O profissional não é levado em consideração, ele leva a crítica para o pessoal e passa a te tratar de modo estranho.
É importante ter um bom relacionamento dentro do trabalho, mas não se pode deixar misturar as coisas. Cada um tem sua função e é preciso deixar isso bem claro. Pessoal e profissional devem caminhar separados, para que não haja confusão entre uma coisa e a outra.

 
Existem ainda vários outros tipos, mas o básico na hora de lidar com chefes difíceis é sempre o mesmo:
Mantenha a calma e seu equilíbrio emocional;
Sempre procure conhecer seu chefe, o que irrita ele, o que pode levar ele a explodir, quando é um bom momento para conversar com ele.
Nunca entre em conflito direto com ele.
Seja flexível. E na medida do possível se posicione.

Avalie:

Comentários 0 comentário

Os comentários estão desativados.