Carreiras | Empregos

Autor: José Augusto Minarelli
Editora: Gente
Páginas: 200
Preço: R$ 49,90
Quem perde o emprego invariavelmente pensa em substituí-lo por outro nos mesmos padrões. A tarefa nem de longe figura entre as mais fáceis, pois a oferta é escassa, principalmente nas grandes corporações.
Os tempos atuais exigem a revisão de velhos conceitos e antigos comportamentos em relação a emprego, segurança e remuneração. O profissional dos novos tempos precisa empresariar o próprio talento, tomando a iniciativa de oferecer e vender seus serviços.
Isso, no entanto, só se torna possível com uma profunda mudança de mentalidade e postura. Nesse contexto, a Editora Gente lança este mês “Inteligência mercadológica – a inteligência que gera negócios e oportunidades de trabalho”, de José Augusto Minarelli, que trabalha o conceito que dá título ao seu quinto livro a partir de sua atuação como consultor e conselheiro de carreira para executivos.
O livro enfatiza desde o princípio que, atualmente, falta aos profissionais a inteligência que permite tirar proveito da riqueza, isto é, das oportunidades de trabalho ou da prestação de serviços geradas pelas necessidades das pessoas.
Minarelli defende que a independência deveria ser a grande meta do profissional e que a relação patrão-empregado está a cada dia passando por mais mudanças. Para o autor, os profissionais diferenciam-se pelo grau de inteligência mercadológica que possuem.
“Os que a têm em nível elevado são empreendedores que conseguem perceber as oportunidades de serviços antes dos demais, têm iniciativa para oferecer soluções, criam sua marca no mercado”.
Minarelli convida o leitor a enxergar sua profissão além de sua base de trabalho ou da carteira profissional. “Num mundo com poucos empregos e muitas oportunidades de prestação de serviços, todos precisam funcionar como uma espécie de empresa individual […] O profissional conseguirá compreender as necessidades do mercado, criar soluções, adaptá-las ou modificá-las, visando atender às pessoas e desenvolver uma clientela”, reforça.
A obra traz conceitos de inteligência, de mercado de trabalho e apresenta as diversas fases do processo mercadológico. Aborda ainda a etapa da pesquisa de necessidades e da identificação de oportunidades, bem como a forma com que os profissionais encaram a propaganda, a venda e a “precificação” dos próprios serviços. Minarelli pontua com histórias reais e exemplos para garantir a compreensão prática do seu conteúdo.
Sobre o autor:
José Augusto Minarelli é presidente da Lens & Minarelli, consultoria em outplacement e aconselhamento de carreira de executivos, além de atuar como conselheiro vitalício da ABRH-SP e membro do Conselho de Administração do Ciee.
Graduou-se em Educação pela Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo (Feusp). Fez carreira em Recursos Humanos, atuando em seleção, treinamento, desenvolvimento e educação. Foi professor universitário, trabalhou com orientação vocacional e informação profissional.
É membro da Career Partners International, rede de empresas de outplacement, com 160 escritórios espalhados pelo mundo.

Avalie:

Comentários 0 comentário

Os comentários estão desativados.