16 / 10 / 2018

Hobbies em entrevista de emprego: saiba quais mencionar!

Você já parou para pensar em como deve citar seus hobbies nas entrevistas de emprego? Leia nosso post e entenda!
por
http://www.empregos.com.br

Depois da análise de currículo, a entrevista é uma etapa fundamental no processo seletivo de uma empresa. Na maioria das vezes, ela é o primeiro contato pessoal que a empresa tem com o candidato. Por isso, é muito importante se preparar para ter um bom desempenho. Você sabia que a menção de hobbies em entrevista de emprego é uma subetapa que elimina diversos candidatos?

Isso se deve ao fato de que, diferentemente do que algumas pessoas podem pensar, os hobbies, ou seja, as atividades que o candidato gosta de fazer nos seus momentos livres, dizem muito sobre sua personalidade.

Quer entender mais sobre o assunto e se preparar da maneira certa para a entrevista? Então, acompanhe nosso post e saiba quais hobbies mencionar!

Prática de esportes

O candidato que pratica esportes, sejam eles individuais ou coletivos, é bem-visto pelo recrutador. No primeiro caso — esportes individuais como tênis, corrida, natação, ciclismo — você demonstra ter disciplina e estar constantemente em busca de atingir seus objetivos.

No segundo, ou seja, no caso dos esportes coletivos, citá-los pode ser uma boa maneira de demonstrar capacidade de trabalhar em grupo em busca de um resultado. Além disso, os de aventuras podem ser um indicativo de que, além de disciplinado, o candidato é capaz de superar seus limites e enfrentar desafios.

Trabalhos voluntários

Os trabalhos voluntários são hobbies muito apreciados em entrevistas de emprego. Candidatos que exercem esse tipo de atividade tendem a ter maior capacidade de compreender e ajudar o próximo.

Isso se explica pelo fato de que esses trabalhos proporcionam crescimento pessoal e profissional à pessoa, bem como possibilitam o desenvolvimento de habilidade desconhecidas. Há também a intensa troca de conhecimentos devido ao contato com outras pessoas.

Esse pode, então, ser um indicativo de que aquele candidato trabalha bem em grupo, sabendo conviver e respeitar o espaço do outro.

Leitura ou escrita

O hábito de ler ou de escrever é muito bem observado quando citado como atividade de interesse em uma entrevista de emprego. A leitura é uma atividade capaz de trazer conhecimento e vocabulário para quem pratica. Assim, é importante citar a leitura de livros, revistas ou sites relevantes.

A escrita como hobbie também é muito apreciada nesses casos. Escrever diz sobre a capacidade de organizar e externalizar ideias, o que pode ser um indicativo de que o candidato, além de ser organizado e manter concentração, se comunica bem com outras pessoas.

Estudo de idiomas

Aprender outros idiomas é um indicativo de que o candidato busca aprimorar seu desempenho intelectual e social. Isso fica ainda mais evidente quando esse estudo se dá não apenas como uma necessidade profissional.

Aí está um sinal de que a pessoa é curiosa, dedicada e se empenha em aprender algo. Essa é ainda uma maneira de demonstrar interesse em garantir a boa comunicação em situações diversas.

Portanto, se você pratica alguma dessas atividades mencionadas, não deixe de citar seus hobbies em entrevista de emprego. Apesar de parecerem perguntas bobas, questionamentos sobre as atividades que você faz em seu tempo livre também fazem parte da avaliação. Então, fique atento a isso para se sair bem!

Se curtiu nossas dicas e quer ficar por dentro de outras informações, curta agora mesmo nossa página no Facebook para acompanhar novas publicações.

Esta matéria ajudou você?

+ 30 pessoas ajudadas

Comentarios