Carreiras | Empregos

Pasteur já dizia: “a sorte só atinge mentes preparadas”. Já que é assim, como alguém se prepara para ter sorte? O que faz com que uma pessoa obtenha sucesso e outras não? Estamos cercados de oportunidades, mas por que só alguns conseguem enxergá-las?
Há formas de se preparar para perceber oportunidades. Venho mostrando às empresas e empreendedores que tudo começa com a capacidade de administrar as variáveis foco e abertura , sem desprezar nenhuma das duas. Os passos seguintes dependem dos estágios de uma empreitada, que apresento a seguir:
Vácuo – Esta é a fase na qual ainda não descobrimos um caminho. Para um executivo pode ser a busca de um novo emprego ou um novo percurso na carreira. Para um empreendedor ou empresa pode ser um novo negócio, um novo produto ou algo que vá causar uma reviravolta no mercado. Essa etapa demanda mente super aberta: um executivo fecha muitas portas ao pensar apenas num emprego semelhante ao anterior. No caso de um empreendimento, chegar em segundo ou terceiro lugar já é uma desvantagem: é preciso realizar alguma melhora significativa ou reduzir preços para ser notado.
A busca de oportunidades nessa fase demanda ousadia e esforço para sair do tradicional. Procure-as em universos distintos do seu cotidiano ou examine o seu universo com outros olhos. Viaje, esteja em lugares que você raramente freqüenta, converse com pessoas que não fazem parte do seu meio. Não se angustie por não saber que rumo tomar: saia de casa, navegue muito pela Internet e, sobretudo, mantenha antenas ligadas para ver o novo.
O cartão de crédito, por exemplo, surgiu em 1950 quando o milionário McNamara Frank estava em um restaurante com alguns clientes. Na hora de pagar a conta, percebeu que havia esquecido o dinheiro em casa e persuadiu o restaurante a aceitar um cartão no lugar de dinheiro. Essa foi a semente que fez com que ele fundasse o Diners Club.
Planejamento e Ação – Agora que você já teve aquela grande idéia, precisa de mais foco. É a fase do plano de negócios, do plano de ações e de pouca dispersão. Seja mais rígido na administração do seu tempo, mas lembre-se das inúmeras oportunidades que o ajudarão a chegar lá: observe como outras pessoas, empresas ou empreendedores atuam, peça conselhos, faça cursos. Você não precisa se tornar um chato ou ficar obcecado, mas é quase isso.
E seja persistente: não desista no primeiro feedback pessimista, muita gente reage assim às inovações.
Monitoramento – Os dados estão lançados. Não há mais volta, mas ainda assim o mundo e o mercado podem reservar muitas surpresas que podem vir a se tornar novas oportunidades.
Nos Estados Unidos, os caixas automáticos surgiram tendo em mente um público de executivos, ou pessoas em geral ocupadas. Pois os principais clientes dos caixas automáticos no início foram os imigrantes, pessoas que, pela dificuldade com a língua inglesa, não gostavam de se relacionar com alguém
Houve um erro de previsão? Talvez, mas e daí? Um projeto não sai pronto da mente de seu criador. O que ele cria é uma visão que se aprimora durante sua produção por meio das reações dos clientes e pessoas envolvidas.
Se na fase anterior é bom ser um pouco teimoso, agora o importante é ouvir os demais, ficar atento às reações. Sobretudo, não se apegue demais às suas expectativas, aprenda com o que o mundo tem a dizer.
Como diz o guru de auto-ajuda Steven Shapiro, as oportunidades batem à porta com freqüência, mas batem discretamente. A perseguição a um objetivo não pode cegar a percepção de outras possibilidades.
E mesmo que você agora saiba que as oportunidades não são apenas fruto do acaso, não custa desejar: Boa sorte!
 

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