Guia da entrevista de emprego: Tire todas as suas dúvidas

Toda entrevista dá um frio na barriga, mas você precisa estar preparado e confiante para essa etapa
por
http://www.empregos.com.br

A entrevista de emprego costuma causar certo nervosismo e ansiedade em todos nós. Não importa o quão experiente você é, sempre bate uma insegurança e um medo de fazer besteira.

Não se preocupe! Nós do Empregos.com.br criamos o Guia da entrevista de emprego com dicas para você se preparar e ir mais confiante nos seus próximos encontros com os recrutadores.

Boa sorte!

Guia entrevista de emprego

Guia da entrevista de emprego ajuda você causar uma ótima impressão

A entrevista de emprego foi marcada para amanhã, o que fazer?
Primeiramente separe as roupas. Se estiver na dúvida do que vestir, aposte sempre numa roupa social, nunca é demais e sempre causa uma boa impressão. Quer mais dicas? Leia nosso post sobre O que pode ou não vestir em uma entrevista de emprego.

Pesquise
Faça uma busca sobre a empresa: qual seu ramo, a quanto tempo está no mercado, quais são seus valores e metas. Mostre interesse na empresa em que você busca um emprego.

Prepare seu currículo
Leve sempre uma ou mais cópias do seu currículo atualizado em uma pasta ou envelope, tomando cuidado para não sujar ou amassar. Caso você tenha cartão de visitas, leve-os também.

Faça seu trajeto
Busque como chegar ao endereço, quais meios de transporte pegar e quanto tempo demora. Leve em consideração problemas com trânsito ou metrô/trem. Melhor chegar adiantado do que acabar se atrasando.

Como se preparar para a conversa com o recrutador?
Reveja as principais perguntas feitas pelos recrutadores para não ser pego de surpresa. Fique calmo, relaxe e pense nas suas respostas. A sinceridade ajuda a facilitar a conversa. Na hora de falar sobre si mesmo procure não exagerar e fale com clareza. Evite sua vida e problemas pessoais, muito menos conte uma história triste para que o recrutador sinta pena de você. Seja profissional.

Nós listamos as 15 perguntas frequentes em uma entrevista de emprego, leia e vá preparado.

Fique atento à linguagem corporal
Um aperto de mão firme, olhar nos olhos, falar em um tom firme são alguns dos sinais que você pode dar para mostrar que está seguro.

Evite:
Segurar bolsa ou caneta;

Braços cruzados;

Sentar-se na beirada da cadeira;

Mexer braços e pernas em demasia;

Olhar somente para baixo.

Você deve:

Sentar-se com as costas apoiadas no encosto da cadeira com o corpo um pouco para frente;

Repousar os braços no apoio da cadeira;

Olhar nos olhos do entrevistador.

Tome cuidado com o que você diz
Evite cometer gafes e erros durante a entrevista (Leia 11 erros cometidos na entrevista de emprego). Não se supervalorize ou fale sobre algo que você não sabe ou entende. Assim como você não deve mentir ou criar situações e experiências. Falar mal das empresas onde você trabalhou pega muito mal também. Tenha uma atenção maior ainda com os erros de português.

Fique atento
Desligue seu celular. Não entre na sala mascando chicletes, com óculos de sol na cabeça ou na gola da camisa, não fique mexendo nos objetos ou reparando no ambiente enquanto é feita a entrevista.

O segredo para se sair bem em uma entrevista de emprego é estar calmo e relaxado, confiante de suas qualidades e habilidades. Ser sincero, claro e direto em suas respostas também ajuda a evitar o nervosismo e a ansiedade.

Lembre-se que na entrevista de emprego você é avaliado em diversos pontos e que para os recrutadores o melhor candidato é aquele que além de dominar as técnicas e atividades, tem o perfil e qualidades que tragam benefícios e uma nova perspectiva para a empresa.

Esta matéria ajudou você?

Comentarios