Carreiras | Empregos

Em algum teste de seleção você já deve ter sido solicitado a escrever uma redação em uma folha de sulfite, uma carta de apresentação ou até mesmo falar sobre você. Muito provavelmente isso foi um pretexto para um especialista em grafologia avaliar sua escrita.

O raciocínio lógico cuida do conteúdo da mensagem escrita e o seu inconsciente deixa sua marca em cada linha, cada curva e letra desenhada no papel. Para a grafologia não existe escrita bonita ou feia, mas sim o nível de forma, positivo ou negativo, que expressa o equilíbrio e a harmonia do ser humano.



A grafologia pode dizer muito sobre sua personalidade e serve como complemento a sua entrevista com o recrutador A grafologia pode dizer muito sobre sua personalidade e serve como complemento a sua entrevista com o recrutador


A grafologia é usada como forma de autoconhecimento, em tratamentos psicoterápicos e na área criminalista (embora não possa apontar um criminoso). A grafologia acusa tendências agressivas, traços de falta de sinceridade ou possíveis distúrbios emocionais.


Mas afinal, o que é a grafologia?
A grafologia é o estudo da escrita, que baseado na forma, pressão, e outros aspectos, que conseguem passar informações sobre a personalidade da pessoa avaliada.


Como a grafologia é usada em processos seletivos?
Os recrutadores têm usado muito os testes grafológicos como um complemento a entrevista. A grafologia muitas vezes mostram aspectos da personalidade do candidato que pode ter passado despercebido pelo recrutador durante a conversa.


E como é feita a análise da minha escrita?
Alguns pontos da sua escrita são analisados:
Forma da Letra
Pressão da escrita
Dimensão da letra
Tamanho e disposição das margens
Velocidade da escrita
Inclinação das letras
Coesão entre as letras
Disposição das linhas

Como é praticamente impossível duas pessoas terem as caligrafias completamente iguais, os especialistas em grafologia a partir desses pontos conseguem distinguir desde ansiedade, estresse, organização, insegurança entre outras características. Por isso que para ser feita a análise grafológica, o candidato recebe uma folha de sulfite em branco e uma caneta.

O teste grafológico é um dos meios de teste onde é muito difícil o candidato “colar” ou influenciar um resultado.


Alguns exemplos de pontos analisados na grafologia:

A letra T:
A letra T é universalmente conhecida como a que reflete a vontade.

Se sua letra T possui uma haste muito alta é sinal de vaidade por se considerar melhor do que os outros, ou se você se esquece de cortar os Ts é porque você é uma pessoa esquecida.
Letra T com traço muito baixo – Baixa autoestima, medo de falhar.
Letra T com traço pontiagudo – Sarcasmo.
Letra T com traço descendo para a direita – Personalidade dominadora, controladora.


A letra M:

Quando a 1ª perna do “m” é maior que as outras duas, sugere auto-estima elevada, confiança e orgulho.
Letra M minúscula em arcos, em forma de U – Fidelidade, honestidade, bondade.
Letra M minúscula com laços, como uma mola – Infidelidade, pessoa reservada, tendência à falsidade ou mentira.
Os MM e NN em forma de U indicam franqueza, receptividade e tolerância para lidar com os diversos tipos de comportamento. Estes traços também sinalizam expansão dos contatos e relacionamentos baseados na autoconfiança.


Forma:
Se a forma da letra é arredondada, implica flexibilidade, suavidade, tranquilidade, boa adaptação ao meio, calor, “necessidade de sonho” e delicadeza.
O predomínio de ângulos ou de arcadas, pelo contrário, sugeriria rigidez, inflexibilidade, conflitualidade ou frieza.
Letras que formam pontas, angulosas – Impulsividade, agressividade.

Já as letras em forma de U também sinalizam o espírito de equipe e cooperação. A pessoa analisada demonstra ter foco em projetos, superação de obstáculos e oportunidades concretas de vitórias, em geral no curto prazo. Estas características podem ser visualizadas pela escrita estendida, angulosa, ascendente e inclinada.

Letras Arredondadas: Flexibilidade.
Letras Angulares: Exigência.

A escrita angulosa indica firmeza, e a redonda, que sugere suavidade. O meio termo indica que a pessoa mantém solidez e constância nas ações, mas equilibra com sinais de persuasão, otimismo e diplomacia para contornar as adversidades.

Avalie:

Comentários 0 comentário

Os comentários estão desativados.