Carreiras | Empregos

Golpe da vaga de emprego, saiba como identificar - Fonte Shutterstock

O golpe da vaga de emprego nem sempre é fácil de identificar. Muitas pessoas estão em busca de oportunidades e existem aproveitadores que se aproveitam dessa necessidade para enganar as pessoas. Esses anúncios de vagas falsas servem como uma forma de isca para atrair pessoas e assim, conseguir dados pessoais ou até mesmo dinheiro.

Aqui no Empregos trabalhamos constantemente com tecnologias que asseguram a segurança dos seus dados. Além disso, todas as vagas são auditadas pela nossa equipe, para garantir vagas reais aos candidatos. Ainda assim, é muito importante que você conheça os principais passos para identificar uma possível fraude e não cair no golpe da vaga. Continue a leitura e saiba mais.

5 sinais de uma vaga falsa

Existem alguns sinais que são bastante comuns em anúncios de vagas que são falsas. Eles podem parecer até algo simples, mas para quem não conhece, são detalhes mínimos, mas que fazem toda a diferença. Confira abaixo, 5 sinais que indicam que você pode estar diante de um golpe e tenha cuidado!

1. A promessa é grande demais

Um dos primeiros sinais de que o anúncio de um emprego é uma possível “furada” é que a promessa é grande demais. Mas o que isso significa? Geralmente são vagas dos “sonhos”, aquelas que prometem grandes salários, que não exigem muita experiência, além de oferecer vários benefícios. Daí você se pergunta: “Mas não existem vagas de verdade assim?”

Veja que esse é um dos primeiros sinais de um possível golpe. Mas sim, existem vagas reais que são realmente atrativas para o candidato. Só que essas vagas seguem um nível de exigência, o que leva para o nosso segundo sinal.

2. A descrição é muito genérica

Geralmente são vagas com descrições que possuem pouca informação sobre a empresa e a função. Esse tipo de anúncio tem como foco chamar a atenção de qualquer candidato, não especifica de forma clara quais serão as funções e quais são os principais requisitos para preencher a vaga. São esses detalhes que chamam a atenção das pessoas e faz com que se interessem pela candidatura, alimentando  a esperança de ser chamado para um processo seletivo.

O problema nesse tipo de anúncio é que muitas vezes são usadas como chamariz para que os candidatos forneçam seus dados ou para que caiam em golpes de empresas que cobram pelo serviço de alguma das etapas de contratação.

3. Você precisa pagar um curso

Em vagas falsas é muito comum que seja solicitado ao candidato o pagamento de um curso como garantia para ser contratado. Se você já se deparou com alguma vaga assim, tenha cuidado!

Toda empresa que está contratando sempre coloca na descrição da vaga os requisitos necessários que o candidato precisa ter. Na tentativa de um golpe, um desses conhecimentos  se torna obrigatório que o candidato pague um curso para avançar no processo seletivo ou conseguir a vaga. 

4. Erros de português na descrição da vaga

Uma vaga bem descrita possui clareza nas informações, além de não possuir erros. Eles podem acontecer? Sim, pode ter passado algo despercebido por quem redigiu a vaga, mas uma sequência de vários erros e ainda muito sérios, é um grande sinal de que a vaga não foi redigida por um recrutador.

A recomendação é que você leia a descrição da vaga com atenção. Veja se há muitas abreviações (como se a pessoa estivesse escrevendo no WhatsApp), e se tem erros de português. Outra situação que pode ocorrer é a divulgação de vagas que não existem pelo WhatsApp. Recentemente, centenas de candidatos formaram fila no Sistema Nacional de Empregos (Sine), em Niterói (RJ). Eles receberam o anúncio, por meio de áudios no WhatsApp e por meio de postagens no Facebook, de que haveria inauguração de uma suposta sede do Sine na cidade, com milhares de vagas. 

5. Trabalhos fáceis

Muitos golpistas se aproveitam da fragilidade das pessoas que buscam emprego, oferecendo um sonho perfeito. 

Você com certeza já deve ter visto alguma vaga do tipo: “Trabalhe de casa apenas usando o celular”, “Preciso de pessoas digitadoras”, “Ganhe dinheiro assistindo vídeos”.

Esse é o tipo de vaga que entra como forma de renda extra, para dar aquela “força” no orçamento. Mas são essas vagas que geralmente pedem algum valor para o candidato, como forma de “investimento” ou para iniciar um curso que vai ajudar no trabalho. Também são essas vagas que trabalham muito com o esquema de pirâmide. Por isso, tenha cuidado com esse tipo de anúncio em que prometem pouco esforço e muitos ganhos.

Passos para se prevenir do golpe da vaga de emprego

Você acabou de ler 5 dicas que podem indicar que está diante de uma vaga falsa. Mas para se prevenir, existem alguns passos práticos que também te ajudam a evitar esse tipo de problema.

Sites confiáveis

Quando for cadastrar o seu currículo, sempre utilize um site confiável. Enviar currículo pela internet facilitou muito o processo para quem busca emprego, mas também tem muita gente mal intencionada. Por isso, sempre verifique os selos de segurança do site. Como por exemplo o Empregos, que possui 25 anos no mercado, além do selo de garantia pela Thawte.

Tenha cuidado ao se candidatar em vagas divulgadas em redes sociais. Muitos golpes são aplicados nelas, por isso, o recomendado é se cadastrar em sites de emprego.

Pesquise sobre a empresa

Também é muito importante que você sempre pesquise na internet sobre a empresa. Veja se realmente existe um site, se possui endereço fixo, telefone para contato. Se você tiver o nome do recrutador, veja se essa pessoa trabalha para a empresa que falou. Cheque o máximo de informações possíveis, para ter total segurança.

Cuidado com links suspeitos

Recebeu algum link via SMS ou pelo WhatsApp, mas está desconfiado? Caso não lembre de ter feito o cadastro e esteja na dúvida se realmente é real, acesse o site ou plataforma por outro navegador. Muitos dados do seu celular podem ser roubados ao clicar em links duvidosos, por isso, tenha cuidado!

Saiba como o Empregos atua

O Empregos segue com boas práticas para garantir que todos os nossos usuários tenham total segurança de seus dados. Veja:

  • Todas as vagas anunciadas no Empregos são auditadas. Ou seja, temos uma equipe que verifica todas as empresas contratantes e confere as informações das vagas, para garantir aos candidatos vagas reais.

 

  • É processo padrão da equipe de atendimento do Empregos entrar em contato por telefone com candidatos que não finalizaram o seu cadastro. Dessa forma, com o cadastro completo é possível utilizar todas as funcionalidades da plataforma.

 

  • O domínio oficial do Empregos é “@empregos.com.br”. Quando receber um e-mail ou acessar o site, sempre confira o domínio.

 

  • Não compartilhe os seus dados de cadastro, como login e senha com terceiros.

 

  • Você pode entrar em contato através dos nossos canais oficiais de atendimento: Instagram, LinkedIn, Facebook e pelo telefone (11) 3531-3055. O horário de atendimento é de segunda a sexta, das 8h às 18h, exceto feriados.

 

  • Ao se cadastrar em nosso site, recomendamos que leia com atenção a nossa Política de privacidade. Somente ao ler e concordar é possível dar seguimento com o cadastro.

Estamos juntos com você na sua busca por emprego, por isso, garantimos a segurança dos seus dados. Siga essas recomendações e você não terá problemas com as vagas falsas.

Avalie:

Comentários 0 comentário

Os comentários estão desativados.