por Dulce Magalhães
Como podemos definir uma atividade pública? Muitas pessoas acreditam que está ligada a ações políticas ou artísticas.
Na verdade, precisamos compreender que qualquer ação empreendida na sociedade tem caráter público e afeta a forma como as pessoas nos percebem. Este é o nosso marketing pessoal.
Diferente do que comumente se imagina, marketing pessoal não é divulgar uma melhor imagem de nós mesmos, mas sim nos tornarmos pessoas melhores. Reconhecermos nossas deficiências e investirmos fortemente em nossas qualidades.
OUVIR É O PRIMEIRO PASSO
O primeiro elemento para um diagnóstico efetivo de nossa imagem é o feedback, ou seja, estar aberto a críticas, elogios e sugestões de melhoria. De um modo geral somos muito refratários a ouvir sobre atitudes e comportamentos que precisamos alterar.
Vivemos sob a ilusão de que fazemos o máximo que podemos, e nos magoamos profundamente quando as pessoas apontam deficiências em nosso desempenho. Precisamos nos livrar dessa ilusão e perceber que as oportunidades estão naquilo que ainda não fizemos, no que ainda não sabemos, na vida que ainda não vivemos.
“Marketing pessoal não
é divulgar uma melhor
imagem de nós mesmos,
mas nos tornarmos
pessoas melhores.”
A melhor forma de aumentarmos a percepção sobre nós mesmos é nos tornarmos melhor comunicadores. E comunicar significa formar uma via de mão dupla onde levamos e recebemos informação. Construir relações eficazes e de confiança que nos possibilitem aprender sempre, e onde possamos contribuir com o crescimento do outro.
Uma rede de contatos ampla e variada, onde possamos renovar continuamente nosso contato com diferentes mundos, nos permitirá uma aprendizagem divertida e estimulante sobre nós mesmos, abrindo um leque de oportunidades, que poderão ser vitais nas guinadas de carreira que fatalmente virão.
A comunicação é nosso contato com o mundo exterior. São as pontes que formamos para nos aproximar das pessoas e gerar relações que reforcem nossa auto estima e nossa confiança em assumir riscos.
Quando nos comunicamos de maneira inadequada, aos invés de construir pontes, construímos muros, que afastam pessoas e rechaçam oportunidades.
O que precisamos compreender é que todo progresso é coletivo, e portanto aprender a se relacionar cordial e eficazmente com as pessoas aumenta nosso potencial de sucesso.
“A comunicação pode construir pontes
ou muros, depende de nós.”
Está na capacidade de comunicar bem nossas idéias e formar relações positivas, a chave das oportunidades que construímos à nossa volta. Isso significa que a atuação pública é também um item que merece nosso empenho.
Muitas pessoas tem verdadeiro pavor de falar em público, assim vão algumas dicas para vencer essa dificuldade:
- Prepare sempre sua apresentação, o improviso diminui a confiança.
- Procure reconhecer onde estão as suas dificuldades e faça um plano para superá-las, por exemplo, inscreva-se num curso, leia sobre o assunto, treine com um grupo de amigos, etc.
- Use todas as oportunidades de falar em público, seja voluntário. A melhor forma de vencer uma dificuldade é enfrentando-a.
- Perceba a melhor maneira de agir para diferentes públicos. Observe a atuação de bons comunicadores e exercite sua percepção de como eles adaptam o estilo à situação.
- Não tente imitar outras pessoas. Descubra onde estão seus diferenciais e passe a investir em seu desenvolvimento
AUTODIAGNÓSTICO PARA GESTÃO DO MARKETING PESSOAL
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O QUE FAZEMOS
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O QUE DEVEMOS FAZER
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COMO FAZER
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DICAS
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Uma leitura muito recomendada àqueles que desejam aperfeiçoar seu marketing pessoal é o livro “A Lei do Triunfo”, de Napoleon Hill, publicado pela editora José Olímpio. Hill foi um pesquisador perseverante sobre o comportamento humano. Financiado por Andrew Carnegie, o homem mais rico de sua época, Napoleon dedicou quinze anos à fazer entrevistas e observar o desempenho das pessoas mais bem sucedidas do mundo. O acesso a políticos, intelectuais, artistas e esportistas era facilitado pelos contatos de Carnegie.
Além disso, Hill investigou o comportamento do homem comum, sua prática e suas dificuldades. O resultado de todo esse trabalho é um verdadeiro tratado sobre o comportamento do sucesso, num livro curso, formatado em dezesseis lições práticas. A linguagem é um tanto antiquada, porém o conteúdo vale a pena. Merece inclusive ser adotado como um exercício permanente de desenvolvimento pessoal. |
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