Carreiras | Empregos

Gerente também é gente
Autor: André B. Barcaui
Editora: BRASPORT
Páginas: 226
Preço: R$ 45
 
Por Priscila D’Amora
Entenda a difícil arte de lidar com pessoas, equipes, fornecedores e patrocinadores. De maneira bem humorada, em Gerente também é gente (Editora BRASPORT), André B. Barcaui, consultor com mais de 15 anos de experiência na área de gerência de projetos, responde as perguntas mais usuais sobre como gerenciar bons projetos e alerta que qualquer semelhança com a vida real de um gerente, abordadas pela obra, não é só mera coincidência.
A experiência adquirida em lidar com esses casos levou o autor a passar de uma maneira prática alguns pontos de vista e ensinamentos de como lidar com conflitos internos e externos dentro da profissão. Conflitos esses muitas vezes decorrentes do fato de os profissionais, em algumas circunstâncias, realmente não saberem como proceder.
A estréia do personagem fictício Leonardo Flick em sua nova função acontece em um projeto modesto, com um time pequeno, mas que já o conduz por situações inesperadas com as quais ele terá que aprender a lidar. Com a ajuda de um mentor na área de projetos, ele começa a se desenvolver e a ganhar confiança para desafios maiores, incluindo projetos mais complexos que o levam a entender e a explorar técnicas e metodologias usadas em gerência de projetos.
A partir do momento em que o personagem decide encarar o desafio, passando por todos os passos de aprendizado e tomadas de decisão, o leitor acompanha como é feita essa evolução, podendo observar que as influências e resultados de algumas atitudes refletem diretamente na vida profissional e pessoal do personagem. Alegrias, tristezas, dificuldades, conquistas e inseguranças fazem parte do enredo acompanhados de muito bom humor, autocrítica e diversas analogias com música e cinema, que deixam a obra leve e de fácil absorção.
São passados conceitos básicos sobre o tema, bem como técnicas e metodologias para gerenciamento, mas o enfoque principal é demonstrar a importância que as pessoas – seja o time, o fornecedor, o patrocinador e todos os demais envolvidos – têm na difícil equação para obtenção do sucesso de um projeto, explica o autor.
No decorrer da obra o leitor passa a encontrar respostas para dúvidas como: ter um projeto e estar inseguro para conduzi-lo, se sentir perdido ao assumir um novo cargo de gerência, ou não saber realmente se foi promovido ou castigado.
Aceitar o desafio e estar disposto a aprender com erros e acertos são ingredientes que o farão mudar esse jogo a seu favor. Aproveite as dicas do autor e boa leitura!

Avalie:

Comentários 0 comentário

Os comentários estão desativados.