20 / 07 / 2017

Falta de empenho durante a busca de emprego

Se o seu desejo é inscrever seu currículo em vários sites e parar por ai, seu desenvolvimento profissional não vai para frente. Envie muitos currículos e mantenha seus dados profissionais atualizados.

A paciência é um dos atributos mais valiosos durante a busca por emprego. Geralmente a quantidade de candidatos para uma só vaga é gigante, e neste caso o recrutador necessita de um bom tempo para avaliar todos os currículos recebidos, este fator está relacionado a todas as etapas do processo seletivos.

Sendo assim, enviar a sua candidatura para apenas uma ou duas vagas e aguardar, já não é o suficiente, o ideal é aprimorar o seu currículo, buscar se destacar ao máximo e realizar o maior número de candidaturas possíveis, mesmo com entrevistas agendadas ou empregado.

“Eu estou desempregada mas mesmo assim não tenho tempo para me candidatar as vagas!”

  1. Manter seu CV atualizado
  2. Deixar configurado seu alerta de vagas
  3. Procurar em outras regiões
  4. Ler 100% do anúncio de vagas
  5. Conferir seus dados de contato
  6. Se atentar nos e-mails e telefonemas
  7. Deve se candidatar ao maior numero de vagas possíveis

Manter seu CV atualizado

As empresas se interessam mais naquele profissional antenado, aquele que está por dentro de sua área, que entende sobre o mercado e atualiza seus conhecimentos, e o seu currículo deve acompanhar seu crescimento, ou seja,  é necessário atualizar seu CV sempre que realizar uma nova atividade relevante.

Aprimorar seu mini currículo constantemente e deve evitar alguns dados como nome, hobbies, pretensão salarial ou realizações que não se encaixa com o cargo requerido. Aposte em suas qualidades profissionais, experiências, bonificações relevantes e  conhecimentos específicos.

Você sabia que a grande parte das empresas preferem buscar currículos em destaque dentro de sites de empregos ao invés de publicar as vagas?

Cadastre seu Currículo e obtenha destaque em seu perfil: Cadastre- se aqui

Manter configurado seu alerta de vagas

O Alerta de vagas, é a ferramenta que te proporciona diariamente via e-mail, vagas que estão dentro de seu perfil e região. Ele foi criado com o intuito de gerar comodidade e praticidade para os usurários, é bem prático e tem como principal função te avisar sempre que uma empresa posta uma nova vaga dentro de sua área de atuação.

Vantagens:

  1. São vagas em primeira mão, filtradas e encaminhadas de forma automática para o usuário.
  2. Você não precisa ir de porta em porta para procurar vagas que geralmente não está de acordo com o seu perfil
  3. Mais chances de ser o primeiro a enviar o CV e acompanhar as vagas onde estiverem.

Outra ferramenta muito parecida é o alerta de visualização de currículo e o alerta de contato, mas o que é isso?

Visualização de CV: te notificamos sempre que uma empresa recebe e abre seu currículo;

Alerta de Contato: você vai receber um e-mail sempre que uma empresa tiver interesse em se comunicar com você.

Mas nenhuma destas ferramentas é útil se você não ir atrás das vagas e manter suas informações atualizadas.

Conheça já como funciona nosso alerta de vagas: Mantenha seu alerta atualizado

 

Procurar em outras regiões

Se na sua região tem poucas vagas, ou está muito concorrido, vá em busca de novas oportunidades em cidades próximas, o que acontece é que algumas regiões distantes possuem número de habitantes reduzidos e as empresas ficam desesperadas por mão de obra qualificada, ou seja, grande quantidade de vagas para poucos candidatos.

Para resolver esta questão é necessário que você saia do comodismo e vá em busca de oportunidades que não sejam exatamente ao lado de sua residência, ou seja, se você mora em alguma região afastada, vale apena verificar as vagas na região central, ou até mesmo em cidades próximas. O comodismo te impede que isso ocorra.

Você sabia que algumas empresas preferem buscar currículos ao invés de publicar as vagas? Pois é mas se você não configurou seu  CV informando que aceita vagas em outras regiões estas empresas simplesmente não irão te enxergar como um profissional em potencial, vale a pena fazer um esforcinho e ingressar com o pé direito no mercado de trabalho.

Ler 100% do anúncio de vagas

Nós entendemos que você não tem tempo para perder longas horas em frente a uma tela de computador ou Smartphone para ler cada anúncio de vagas que surge para você e é compreensível que o que chamou sua atenção foi apenas o título da vaga e região, mas veja bem: Existe outros quesitos que irão definir para o recrutador se você está apto ou não para exercer aquela função!

Para aumentar suas chances de ter o currpiculo visualizado pela empresa é necessário que você se atente as informações inseridas em seu CV e suas experiências profissionais, ou seja, leia 100 % do anúncio e compreenda as funções, requisitos básicos, qualificação, benefícios, regime de contratação, área de atuação, localidade, entre outras informações que você irá encontrar na descrição da vaga.

A importância de entender exatamente o que está descrito ali te ajuda a selecionar as vagas que realmente estão dentro de seu perfil e dento do perfil requisitado para a empresa.

“Se candidatar em vagas que combinam com você aumentam suas chances de ser convidado para uma entrevista!”

Conheça nossas vagas: São mais de 130 mil vagas esperando sua candidatura

Conferir seus dados de contato

A única forma de contato entre a empresa e o candidato é por via telefônica e e-mail, ou seja, os dados inseridos no sistema, se por ventura alguma  informação estiver incorreta, a sua oportunidade poderá passar por você!

 Quero atualizar meu currículo

Se atentar nos e-mails e telefonemas

Seus dados estão Ok, parabéns mas a empresa te ligou e você não atendeu, ou te mandaram e-mail e você não viu.

Os recrutadores geralmente possuem um prazo para a contratação e quando iniciam o processo seletivo dos candidatos, eles necessitam de uma resposta imediata, ou seja, se você não respondeu o chamado, automaticamente estará fora da vaga.

Deve se candidatar ao maior número de vagas possíveis

Se o seu intuito é se inscrever em um ou dois sites de emprego e esperar ser contratado, desista pois quem faz seu futuro é você!

Quer realmente uma recolocação no mercado?
Então se inscreva sim em vários sites de emprego e envie o máximo de currículos possíveis e outra coisa se você tiver alguma entrevista agendada ou até mesmo empregado continue com o envio dos currículos.

Esta matéria ajudou você?

+ 16 pessoas ajudadas

Comentarios