Carreiras | Empregos

Qual o efeito da sua comunicação sobre os seus liderados e chefes? Na hora de encarar uma grande plateia você treme no púlpito? Saiba que, no momento de falar em público, suas atitudes e reações revelam muito sobre a sua (in)capacidade de liderança.
Em “Falar para liderar: ninguém chega lá sem falar com eficiência”(Saraiva, 2011), o jornalista Heródoto Barbeiro ensina os passos para você se destacar durante as suas apresentações. Para o autor, não há líder que não seja mestre na arte de falar. Mas também não há fórmulas para falar bem.
“Falar em público não é como andar de bicicleta. É preciso, de tempo em tempo, fazer uma reciclagem”, afirma.
Escritor e jornalista da Record News TV, Barbeiro é autor de livros sobre jornalismo, história, budismo e treinamento corporativo. Conquistou vários prêmios em sua área de atuação, dentre eles, “Ayrton Senna”, “Líbero Badaró” e “Comunique-se” (rádio e TV).
Por e-mail, o jornalista falou ao Empregos.com.br. Confira trechos da entrevista.
Empregos.com.br – A quem se destina “Falar para liderar”?
Heródoto Barbeiro – Destina-se especialmente ao mundo corporativo. É composto por dicas para pessoas que  precisam fazer apresentações em nível gerencial. Associa a apresentação a algumas características da liderança.
Empregos.com.br – O interesse (ou a necessidade) pelo tema é tão grande que o livro está na 6ª edição. Os líderes das corporações estão precisando aprender a falar?
Barbeiro – Muitos profissionais podem melhorar a sua liderança, aprimorando suas apresentações. Ninguém consegue liderar uma equipe se não souber se comunicar corretamente com ela. Em tempos em que as corporações cada vez mais se relacionam com os seus stakeholders, maior a exigência de comunicação.
Empregos.com.br – O que é falar com eficiência?
Barbeiro – É conseguir transmitir a mensagem de uma forma que o público compreenda seu conteúdo. Há uma ligação íntima entre a linguagem oral e corporal. Para melhorar é necessário treinar e treinar. Falar em público não é como andar de bicicleta. É preciso, de tempo em tempo, fazer uma reciclagem.
Empregos.com.br – Falar ou ouvir. O que é mais importante?
Barbeiro – Os dois. Primeiro aprender a ouvir, depois a falar. A gente pensa que sabe respirar até fazer um curso de ioga, que sabe nadar até fazer um curso de natação, correr até conhecer um treinador. Isto vale também para as apresentações em público.
Empregos.com.br – Qual foi a maior saia justa por qual passou ao encarar o público e como lidou com a situação?
Barbeiro – Foram muitas as situações desconfortáveis, dentre elas, descobrir na metade da aula que já havia falado sobre determinado assunto (Barbeiro foi professor do departamento de História da Universidade de São Paulo – USP).
Empregos.com.br – Como o líder deve usar a tecnologia para falar com o público?
Barbeiro – (Na verdade) o líder deve avaliar os conceitos a serem assimilados pelo público, mostrar sinceridade, determinação. Acima de tudo, o público tem de perceber que o líder acredita no que fala.
Empregos.com.br – Para encerrar, qual o seu recado ao jovem que ambiciona ocupar um cargo de liderança. 
Barbeiro – Todo mundo pode ser líder (…). Churchill (Winston Churchill, primeiro-ministro britânico durante a Segunda Guerra Mundial) só descobriu que tinha liderança com mais de 60 anos.
Quer ganhar o livro “Falar para liderar”, do jornalista Heródoto Barbeiro? Saiba como
Ficha técnica:
Falar para liderar: ninguém chega lá sem falar com eficiência
Autor: Heródoto Barbeiro
Editora: Saraiva
Páginas: 200
Edição:
Preço: R$ 34,90

Avalie:

Comentários 0 comentário

Os comentários estão desativados.