Autor: Bob Nelson
Editora: Sextante
R$ 19,90 – preço sujeito à alteração. Consulte o site da editora.
Não é novidade para ninguém que o mercado de trabalho está cada vez mais competitivo e a disputa por um emprego é mais acirrada a cada dia que passa. Empregadores exigem mais criatividade, profissionalismo e iniciativa de seus colaboradores, e todos devem pensar na empresa como um todo, e não apenas em suas atribuições.
Pensando nessas novas demandas, Bob Nelson – um dos maiores especialistas em treinamento e consultoria de gerenciamento e motivação dos Estados Unidos – escreveu FAÇA O QUE TEM DE SER FEITO E NÃO APENAS O QUE LHE PEDEM, que a Editora Sextante lançou em março. Na mesma linha do bem-sucedido Quem Mexeu no Meu Queijo?, de Spencer Johnson, o livro mais vendido de 2002, FAÇA O QUE TEM DE SER FEITO é um guia de excelência profissional, que ensina a sobreviver e obter sucesso no mercado de trabalho.
Bob Nelson ensina que, usando e abusando de criatividade e iniciativa, profissionais de todas as áreas serão valorizados por seus superiores e terão mais chances de crescer na empresa em que trabalham. As idéias não precisam ser, necessariamente, revolucionárias ou extremamente criativas. Basta que o profissional apresente soluções práticas, que melhorem o desempenho da empresa.
O autor se utiliza de uma linguagem bastante imperativa para dar conselhos aparentemente simples, mas que podem mudar a postura de um funcionário “mal” acostumado a fazer só o que lhe mandam. Em suma, é preciso ter iniciativa. Os capítulos têm tópicos como “Procure mais desafios em seu trabalho” e “Aprenda a gostar de coisas que os outros detestam fazer”. Atitudes como essa ajudariam a destacar o desempenho do profissional dentro da empresa.
O livro é recheado de histórias reais de funcionários – de todos os níveis de hierarquia – que apresentaram idéias criativas nas empresas em que trabalharam e obtiveram resultados bem-sucedidos. Logo nas primeiras páginas, Nelson ensina aos leitores o conceito da Expectativa Suprema e escreve uma carta que poderia ser dirigida a qualquer profissional que acaba de conseguir um novo emprego:
“Caro empregado,
Você foi contratado para cuidar de necessidades que consideramos urgentes. Se pudéssemos deixar de contratá-lo, teríamos tomado essa decisão. Mas chegamos à conclusão de que precisávamos de alguém com sua competência e experiência e que você era a pessoa mais indicada para nos ajudar. Nós lhe oferecemos um cargo e você aceitou. Obrigado!
No seu trabalho você terá muitas ocupações: responsabilidades gerais, tarefas específicas, projetos individuais e em grupo. Também terá muitas chances de se sobressair e de confirmar que nós fizemos uma boa escolha ao contratá-lo.
Contudo, há uma responsabilidade da maior importância que talvez nunca lhe seja solicitada diretamente, mas que você precisará ter sempre em mente durante todo o tempo que estiver conosco. É a Expectativa Suprema, que se resume no seguinte:
FAÇA SEMPRE O QUE TEM DE SER FEITO,
NÃO ESPERE QUE LHE PEÇAM.
A carta resume as expectativas do empregador em relação a seu funcionário, seja ele novo ou antigo, com cargo de chefia ou não. Atender a um cliente, solucionar um problema, ajudar um colega de trabalho, dar uma sugestão para economizar dinheiro, desenvolver uma idéia ou aprimorar um processo são algumas das ações esperadas. Com exemplos claros e concretos, Nelson mostra as diversas iniciativas que podem ser tomadas para que o funcionário seja reconhecido como alguém que “faz as coisas acontecerem”.
Sobre o autor:
Bob Nelson, Ph.D., é presidente da Nelson Motivation Inc., uma empresa de treinamento e consultoria de gerenciamento. Ele escreveu livros sobre gerenciamento e qualificações comerciais, inclusive a série 1001 Maneiras, que será lançada futuramente pela Editora Sextante. Nelson vive em San Diego, Califórnia.
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