Carreiras | Empregos

Assim como a sua formação técnica e as competências práticas, o perfil comportamental é um fator crítico na trajetória de carreira de qualquer pessoa.
Em meio à rotina agitada, muitos profissionais não se dão conta de que pode haver algo de errado na maneira como se portam.
Veja 7 atitudes e comportamentos que podem comprometer o seu sucesso profissional:
1-Terceirizar a culpa
Quando o desempenho e o resultado são aquém do esperado, sempre há quem saia distribuindo a culpa a pessoas ou fatores externos: o mercado que sofreu retração, a Copa do Mundo que atrapalhou, as condições climáticas que surpreenderam.
2-Só tomar decisões embasadas em certezas
Em situações em que ninguém tem a resposta, o executivo precisa confiar no seu próprio julgamento para tomar decisões estratégicas. Quem espera pela certeza perde a chance de inovar e se destacar.
3-Não levar em conta que o fracasso é possível
O planejamento estratégico deve sempre levar em conta a chance de contratempos, revezes ou até catástrofes. Capacidade de se antecipar e ter visão de médio e longo prazo é uma das qualidades de executivos de sucesso.
4-Superestimar (ou subestimar) a própria competência
Não é possível ser excelente em tudo. Aceite suas limitações e, com isso, aproxime-se de pessoas complementares em termos de habilidades e competências. O contrário também é válido. A falta de autoconfiança é nociva e paralisante.
5-Aceitar cargo de gestão sem ter perfil para tal
É sempre bom avaliar se os principais ativos de carreira estão ligados às habilidades técnicas ou de gestão. Assumir um cargo para o qual não está preparado pode comprometer os resultados.
6-Conformismo e procrastinação
Medo de arriscar resulta em conformismo e medo de errar, em procrastinação. Esperar passivamente pelos desafios ou adiar a execução de tarefas complexas são comportamentos que demonstram a ausência de uma competência altamente valorizada no mercado atual: a proatividade.
7-Falta de capacidade de adaptação
A palavra chave, em tempos de crise e estruturas mais enxutas, é resiliência. O mercado de trabalho é dinâmico e se destaca quem acompanha suas mudanças. Fugir do papel de vítima e enxergar as oportunidades que aparecem em meio às turbulências do mercado e da economia é a dica para quem quer alavancar a carreira em vez de decretar o fim dela.

Avalie:

Comentários 0 comentário

Os comentários estão desativados.