Carreiras | Empregos

Talvez uma das áreas com maior crescimento no mercado profissional hoje em dia seja a de advocacia. Motivada pelo aumento da responsabiliade e interesse de seus direitos, a população cada vez mais procura por advogados para representá-la. Uma pesquisa publicada na Revista Época mostra que a Ordem dos Advogados do Brasil registra 560 mil profissionais. Já o provão do Ministério da Educação avaliou 229 escolas, sendo que apenas 27 faculdades tiraram a nota máxima. Dos 45 mil alunos que fizeram o provão, 65% pretendem seguir carreira. Hoje em dia, esta disciplina é a segunda mais procurada pelos vestibulandos, ficando atrás apenas da área de medicina. Para explicar melhor como funciona este mercado, acompanhe os principais trechos da entrevista com o advogado Rau Haidar, advogado tributarista, conselheiro e corregedor do Tribunal de Ética e Disciplina da OAB (Ordem dos Advogados do Brasil) seção São Paulo
>Empregos.com.br – Qual as funções exercidas por um advogado ?
Raul Haidar –
As funções do advogado estão definidas na Lei 8906/94: “representar as partes perante o Poder Judiciário e exercer atividades de consultoria, assessoria e direção jurídicas”. Como diz o artigo 133 da Constituição Federal, o advogado é indispensável à administração da Justiça. Diz-se, com muita propriedade, que o advogado defende a honra, a liberdade e o patrimônio de todos.
>Empregos.com.br – Como está a procura pela área de direito dentro das faculdades e universidades atualmente?
Haidar –
Quem procura as faculdades de Direito pretende obter formação profissional para exercer as atividades relacionadas com a Justiça. A idéia de “mercado de trabalho” é uma idéia falsa para direcionar o escolha da faculdade. Até porque o “mercado” muda muito e vai continuar mudando. Mas, de qualquer forma, a procura pela profissão de advogado continua grande, porque a sociedade brasileira é plena de conflitos. Há muitos direitos a preservar, as pessoas estão cada vez mais tomando conhecimento desses direitos e o advogado é o único profissional que pode defendê-los.
Tem crescido a procura pelas faculdades de Direito que, é bom que se esclareça, não formam “advogados”, mas “bacharéis em Direito”. Tais bacharéis podem ser advogados somente após serem aprovados em exame pela OAB. Mas podem seguir outras carreiras profissionais: magistratura, ministério público, polícia, etc.
Cresce a procura por causa da grande deficiência de profissionais de Direito. Por exemplo: o Brasil possui hoje cerca de 15 mil juízes, mas precisaria de pelo menos 80 mil para colocar-se nas proporções dos países adiantados.
> Empregos.com.br – Em quais áreas ou segmentos o advogado pode atuar? Quais são as mais concorridas?
Haidar –
O advogado pode atuar em qualquer área em que haja necessidade de conhecimento jurídico. Temos um País onde existe um verdadeiro emaranhado de leis, que atingem as pessoas mesmo antes do nascimento (direito do nascituro, questões do aborto, etc.) e continuam atingindo-as mesmo após a morte (inventários, heranças, etc.). O advogado também age muito na área preventiva, aconselhando, orientado e assessorando negócios, para evitar problemas ou mesmo para prevenir conflitos.
Hoje todas as atividades econômicas estão “concorridas”. Não existem “nichos” nos quais faltem profissionais. Mas os sérios, competentes e esforçados sempre terão oportunidades. Não gosto de falar em “concorrência”, pois advogados verdadeiros não têm “concorrentes”, possuindo apenas colegas. Atividades novas estão surgindo ou se expandindo com boas oportunidades: direito desportivo, direito do consumidor, direitos autorais, etc.
>Empregos.com.br – Qual a importância do estágio? Como buscá-lo?
Haidar –
O estágio é uma forma indispensável para o aprendizado prático. Pode ser buscado na OAB, nas Associação de Advogados, em escritórios e mesmo nas faculdades, muitas das quais possuem centros de estágios bem aparelhados, inclusive através de serviços à comunidade carente.
>Empregos.com.br – A faculdade pode ajudar o candidato na hora de encontrar um estágio?
Haidar –
Ajuda sim, pois é natural que faculdades com bons resultados no Exame de Ordem (maior percentual de aprovados) sejam preferidas por quem vá contratar estagiários. Mas quanto o estudante demonstrar competência, pode obter estágios qualquer que seja a faculdade onde estude. E essa demonstração de competência pode ser feita de várias formas: publicação de trabalhos (inclusive na Internet), participação em cursos extra-curriculares, etc.
>Empregos.com.br – Qual deve ser o perfil do profissional de Direito?
Haidar –
Direito é coisa séria, portanto o profissional da área deve ser sério, responsável e ético. A estrita observância das regras da ética é, antes de mais nada, uma estratégia de “marketing”, pois não haverá mais espaço na área do direito para quem não as observe. Além disso, o profissional é um eterno estudante. Quem deixar de estudar, ainda que seja por pouco espaço de tempo, ficará perdido.
>Empregos.com.br – Por que seguir carreira dentro da profissão?
Haidar –
A advocacia é, na minha opinião, uma das mais belas e sublimes profissões. Defender a honra, a liberdade e o patrimônio das pessoas, que podem estar prestes a perder esses bens essenciais à natureza humana, é, sem dúvida, um trabalho que dignifica quem o faz de forma satisfatória. Mas na advocacia, principalmente, não basta que a gente venha a fazer o que goste. É necessário gostar do que se faça!
>Empregos.com.br – Como se sair bem nos concursos de carreira?
Haidar –
O segredo consiste apenas de três formas: estudar, estudar e estudar.
>Empregos.com.br – Onde estudar para os exames preparatórios?
Haidar –
Há cursos muito bons e outros que deixam a desejar. Os cursos da Escola Superior de Advocacia da OAB-SP são excelentes, muito respeitados. Existem cursos privados de boa qualidade para preparar candidatos para concursos na área jurídica. Mas não entendo como necessários os cursos preparatórios ao Exame de Ordem.
>Empregos.com.br – Quais as responsabilidades de um corregedor do Tribunal de Ética?
Haidar –
Como qualquer corregedor, auxiliar para que as coisas permaneçam no rumo certo: fiscalizando-as, estudando possíveis melhorias, cobrando providências, estimulando novas idéias.

Avalie:

Comentários 0 comentário

Os comentários estão desativados.