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por Camila Micheletti
Com apenas 37 anos, ele já vem agregando muita experiência na área de Marketing e hoje ocupa uma função estratégica na Bristol-Myers Squibb Brasil, uma das indústrias farmacêuticas líderes do mercado mundial. Há dois meses Flávio assumiu a gerência do departamento de marketing da área de Oncologia, Imunologia e Sistemas de Saúde da companhia, e agora tem o desafio de maximizar as oportunidades de negócios do setor de Saúde Gerenciada. Trabalhando desde 1998 na B-MS, Zemella, que é graduado em Engenharia de Produção pela Escola Politécnica da USP e possui mestrado em Administração de Empresas na Fundação Getúlio Vargas, atuou anteriormente na companhia como gerente de produto senior para antibióticos orais e depois foi transferido para a área de treinamento de vendas, com o intuito de obter uma visão mais ampla das atividades da empresa. Confira, nesta entrevista que ele concedeu ao Empregos.com.br, um pouco das responsabilidades do executivo e sua trajetória profissional:
Empregos.com.br – Que estágios você fez durante a faculdade?
Flávio Zemella – Fiz estágios no IPT e na Engesa, uma empresa que não existe mais. Nessas empresas atuei com controle de produção e logística. No meu projeto de conclusão de curso falei sobre o impacto da implementação do sistema de gestão empresarial. Com este projeto consegui uma vaga na Bull Engenharia de Sistemas. Foi muito bom por que já consegui sair da faculdade com um emprego, como consultor júnior. Fiquei quatro anos lá, e fazia projetos de produtividade para os clientes da empresa.
Empregos.com.br – Você fez Engenharia de Produção pela Poli/USP. Como foi a sua migração para a área de Marketing?
Flávio Zemella – Na verdade, desde pequeno, sempre tive muita facilidade com Matemática, então optar pela Engenharia foi algo meio natural para mim, sempre pensei em atuar com isso. Mas resolvi fazer Engenharia de Produção, que é uma engenharia mais voltada para a administração do negócio em si. Comecei a atuar mais diretamente na área comercial e marketing quando fui para a Johnson & Johnson, para trabalhar como supervisor de compras. Lá mesmo cheguei a gerente de compras de matérias-primas, experiência que foi muito boa porque trabalhava bastante na base da negociação, era um conhecimento de “business”que eu não tinha. Já tinha conseguido tudo que queria na área de Compras e já tinha bastante conhecimento, então comecei a vislumbrar uma vaga em Marketing. Como o pessoal da empresa já sabia que queria ter essa experiência, quando abriu uma oportunidade um gerente acreditou em mim e eu consegui mudar de área. Passei a ser gerente de produtos júnior, cargo que na verdade estava três níveis abaixo da minha ocupação em Compras. Mas o importante foi a experiência, perdi um pouco do status mas ganhei em conhecimento. Acredito que minha passagem para área de Marketing aconteceu por acaso e quando vi já estava dentro do mercado, e hoje gosto muito do que faço.
Empregos.com.br – Há quanto tempo está na Bristol? Como foi que você entrou lá?
Flávio Zemella – Eu entrei em 1989, através de uma indicação. Fui contratado para trabalhar com o marketing dos medicamentos antibióticos. Eles queriam alguém que já tivesse atuado no setor de consumo, e pudesse dar uma reanimada nos produtos da empresa, que estavam em baixa na época. O trabalho de divulgação do Cefamox, por exemplo, envolveu campanhas de mais impacto visual e mais interatividade com o médico. Com este trabalho com o Cefamox ganhei o prêmio Lupa de Ouro em 2000, realizado pelo GRUPEMEF (Grupo dos Profissionais Executivos do Mercado Farmacêutico).
Empregos.com.br – Qual a sua função e as suas responsabilidades na Bristol hoje?
Flávio Zemella -Hoje atuo na gerência de Marketing de Oncologia e dos produtos anti-virais para o combate a Aids. Sou responsável pelo planejamento das franquias nestas duas áreas, faço o business plan anual, que submeto à aprovação da direção. Esse business plan consta todo o investimento nas marcas, nos clientes e nos negócios. Uma vez por ano também respondo pelas minhas metas, em termos de vendas, investimento e rentabilidade. Em suma, minha responsabilidade é fazer o setor de Oncologia crescer, é isso que espero daqui para frente.
Empregos.com.br – O que o mestrado na Fundação Getúlio Vargas agregou para seu trabalho diário?
Flávio Zemella – O mestrado foi muito válido porque me deu uma visão de como trabalha o administrador. Também aprendi muito sobre economia, finanças e, claro, aprofundei os conhecimentos práticos que já tinha na área de Marketing. Pretendo futuramente fazer um curso estratégico, bem voltado para executivos mesmo. Nada muito acadêmico, quero agregar conhecimento prático do mercado.
Empregos.com.br – Na sua opinião, que competências o profissional que atua como gerente de marketing precisa ter?
Flávio Zemella – Eu acredito que o profissional de marketing deve ter, antes de tudo, visão de futuro, para saber como ele e sua equipe vão estar amanhã; precisa saber quais as tendências de mercado, não só na área de marketing, mas precisa entender do negócio como um todo. Por último, acho que ele precisa ter “passe livre” junto com a sua força de vendas, ele precisa acreditar na equipe, assim como também deve passar confiança para os vendedores.
Empregos.com.br – Como todo gerente, você deve almejar o cargo de diretor para o futuro. Que competências são esperadas de um diretor na Bristol?
Flávio Zemella – É uma responsabilidade muito grande, mas sem dúvida quero chegar lá um dia. Um diretor deve ter passado por várias áreas, ter muita experiência dentro da empresa mesmo, e estar preparado para conhecer e entender de todos os produtos e áreas de negócio da empresa. É fundamental também ter uma visão generalista, que normalmente o gerente que atua em uma área específica não tem.
Empregos.com.br – Quais os seus planos para o futuro?
Flávio Zemella – Quero permanecer aqui por alguns anos e fazer a área de Oncologia ser estratégica para a companhia. Hoje a Bristol tem seu foco nos antibióticos e nos medicamentos cardiovasculares, mas minha grande meta é fazer com que o setor de Oncologia se transforme em uma unidade de negócios, estou batalhando muito por isso.

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