Warning: file_get_contents(): SSL operation failed with code 1. OpenSSL Error messages: error:14090086:SSL routines:SSL3_GET_SERVER_CERTIFICATE:certificate verify failed in /home/carreiras/www/wp-content/themes/carreiras/functions.php on line 1019

Warning: file_get_contents(): Failed to enable crypto in /home/carreiras/www/wp-content/themes/carreiras/functions.php on line 1019

Warning: file_get_contents(https://carreiras.empregos.com.br/wp-content/plugins/wp-polls/polls-css.css): failed to open stream: operation failed in /home/carreiras/www/wp-content/themes/carreiras/functions.php on line 1019
18 / 06 / 2019

Entenda como acalmar a ansiedade na entrevista de emprego

É normal ficar ansioso quando se tem uma entrevista de emprego. Neste post, vamos dar dicas de como manter a calma em um processo seletivo. Confira!
por
http://www.empregos.com.br

Durante uma entrevista de emprego, é natural ficar ansioso. Ter receio de esquecer as palavras, cometer algum erro ou não conseguir se expressar como gostaria, são coisas que podem acontecer neste momento tão importante de sua carreira.

No entanto, se você souber como acalmar a ansiedade e ter controle sobre ela na hora de mostrar suas habilidades e competências, suas chances de ser contratado serão bem maiores!

Tenha em mente que ter ansiedade é algo comum entre os candidatos e que o entrevistador não vai levar isso em conta, caso você demonstre ser qualificado para a vaga.

Para te ajudar nisso, separamos algumas dicas de como acalmar a ansiedade na entrevista de emprego. Acompanhe!

Estude a empresa e anote dúvidas

Uma das soluções para lidar com o frio na barriga, melhorar seu desempenho e ter maior segurança na hora da entrevista, é estudar a empresa contratante e a vaga à qual você se candidatou.

Visitar o site, ler um pouco sobre a história da empresa e conhecer seus principais produtos e serviços, faz muita diferença! Imagine não conhecer o produto do seu empregador em sua primeira conversa com ele… pode ser constrangedor, não acha?

Além disso, caso você fique com dúvidas sobre a empresa durante a pesquisa, anote e leve com você. Levar perguntas é um bom sinal para os entrevistadores, pois demonstra que de fato você está interessado no negócio.

Reflita por que você quer a vaga

Por que você quer a vaga? Essa é uma das perguntas mais realizadas pelos entrevistadores nas entrevistas de emprego e também uma das mais responsáveis por deixar os candidatos ansiosos. Mas, se você pensar sobre ela e entender o quanto antes o que te fez se candidatar à vaga, vai tirar de letra a sua resposta!

Em primeiro lugar, não responda apenas “porque eu quero um emprego”. Os entrevistadores já sabem disso. Pense em algo a mais, por exemplo: esse cargo poderá contribuir com a minha carreira? O que eu posso agregar para a empresa, caso eu seja contratado?

Se você mostrar que tem perspectiva de crescimento dentro da empresa, então eles também terão muito a ganhar investindo em você.

Pratique com algum conhecido mais experiente

Falar em uma entrevista de emprego é difícil, principalmente se for sua primeira tentativa. Porém, é muito provável que você tenha amigos e familiares que já participaram de entrevistas ou mesmo entrevistaram candidatos em um negócio. Eles terão os melhores feedbacks!

Tente ensaiar um pouco seu discurso com essas pessoas, de preferência com um ou dois dias de antecedência. Aproveite também o feedback deles para refletir sobre as questões anteriores e ver se você precisa aprender mais sobre o negócio. Assim, você se familiariza com o processo antes de partir para uma entrevista de verdade.

Faça uma atividade relaxante logo antes

Mesmo que seja importante se preparar bastante, não há como acalmar a ansiedade apenas se concentrando na entrevista por vários dias. Você precisa de algo para diminuir a tensão ou vai acabar prejudicando a sua saúde. Para isso, pratique alguns hobbies e outras atividades de lazer.

Existem diversas atividades que podem ajudar a relaxar: jogos eletrônicos, séries, conversar com amigos, ir ao cinema, comer um doce, ouvir música, entre outros! O importante é escolher aquela que faz com que você se sinta bem.

Caso tenha tempo antes da hora da entrevista, use-o para se acalmar. Apenas tome cuidado para não fazer algo que, acidentalmente, o deixe mais ansioso.

Prepare-se para chegar com antecedência

Faça um esforço para chegar dentro do horário marcado! É claro que o entrevistador sabe que imprevistos acontecem e até mesmo ele pode se atrasar. Mas é sempre melhor chegar antes para causar uma boa impressão e ter um tempinho extra para relaxar.

Você não tem que, necessariamente, explicar o porquê se atrasou, mas alguns entrevistadores podem perguntar a respeito. Por isso, lembre-se de entrar em contato com a empresa e dar uma estimativa do tempo que vai levar para você chegar. Se houver um engarrafamento, acidente ou um problema pessoal, eles irão entender.

Se conseguir chegar com alguns minutos de antecedência, tente se familiarizar com o ambiente. Isso pode te ajudar a conhecer um pouco mais do local e pensar em outras perguntas que gostaria de fazer sobre a empresa. Contudo, tenha em mente que fez tudo o que pôde para se preparar e que agora é o momento de manter a calma.

Demonstre confiança em suas respostas

O mercado hoje está em busca de pessoas que confiam nas próprias habilidades e que sejam proativas no dia a dia, sem medo de errar ou corrigir problemas quando eles ocorrerem. Por isso, é super importante seguir as dicas acima para aumentar as suas chances de se sair bem nas respostas e demonstrar confiança no que está falando.

Além disso, se sentir preparado pode gerar um efeito real no seu comportamento e na sua linguagem corporal. O que, consequentemente, diminuirá a sua ansiedade.

O copo de água pode fazer diferença nessa hora

Já parou para pensar que aquela água deixada em cima da mesa pode ser uma ótima pedida para umedecer a garganta e facilitar uma conversa que pode durar mais de uma hora entre perguntas e histórias pessoais?

Tome alguns goles quando sentir sede ou quando precisar fazer uma pausa no seu discurso para pensar. Isso pode dar alguns segundos de silêncio, que serão suficientes para alinhar o seu discurso.

Agora que você entende melhor como acalmar a ansiedade da sua entrevista de emprego, é hora de se preparar para conquistar sua vaga! Com o mercado cada vez mais disputado, esse é o melhor momento para destacar suas qualidades.

Quer aprender mais sobre entrevistas de emprego e como continuar ganhando espaço no mercado de trabalho? É só assinar nossa newsletter e ficar por dentro de tudo.

Esta matéria ajudou você?

+ 153 pessoas ajudadas

Comentarios