01 / 11 / 2018

Entenda a importância da capacitação e atualização profissional!

Cursos livres podem melhorar seu currículo e, consequentemente, suas chances de recolocação profissional. Confira no texto!

Você sabe qual a importância da capacitação e atualização profissional? Ainda não? Pois saiba que existem diversos benefícios ao tomar essa atitude. Uma delas é o fato de aumentar suas oportunidades no mercado de trabalho. Sabemos que o país enfrenta uma crise econômica, por isso, as chances de recolocação profissional estão cada vez mais acirradas.

Portanto, é preciso andar na contramão desse processo, na busca de conhecimentos. Confira, a seguir, como você pode pôr em prática o que estamos falando.

Tenha um diferencial competitivo

Diferente do fim dos anos 80, em que ter um curso de nível superior era considerado um diferencial competitivo, hoje, é necessário ter cursos de capacitação e atualização, como os profissionalizantes de curta duração.

Muitas vagas de emprego não buscam mais apenas o profissional com o diploma, mas que saiba mexer em programas específicos, como Excel e Photoshop. Há empresas que também pedem que o candidato tenha outro idioma, além de dominar o materno. Esses diferenciais competitivos fazem toda a diferença na hora de ser chamado para uma entrevista de emprego.

Além disso, um profissional que se qualifica tem maiores chances de permanecer no emprego atual, pois isso demonstra que o funcionário está sempre em busca de aprimoramento e de adquirir novos conhecimentos, que podem contribuir para as competências do seu cargo, ou até mesmo a conseguir uma promoção no setor que almeja e, consequentemente, ter um aumento de salário.

Com o novo cargo, novas responsabilidades surgem e o profissional torna-se mais requisitado pela empresa, ficando mais valorizado no seu ambiente de trabalho.

Viu como é importante ter um diferencial competitivo? Ele é válido tanto para quem deseja iniciar no mercado de trabalho quanto para os que já têm certa trajetória profissional.

Aumente seu networking

Se você está em busca de fazer networking, siga essa dica: dê preferência por cursos presenciais, pois quando você está em contato com outras pessoas, que têm objetivos em comuns com os seus, é possível que aumente seu networking. Além disso, pode aumentar, significativamente, suas chances de recolocação profissional.

Um exemplo do que estamos falando são os cursos de especialização, no qual muitos têm aptidões parecidas. No meio dos seus colegas da turma, você pode acabar encontrando uma pessoa que esteja precisando de um funcionário com suas habilidades para seu negócio. Pense nisso e invista nessa dica.

Invista em uma profissão

Se ainda não tem um nível superior, não pense duas vezes e faça esse investimento para a sua carreira. Apesar de a graduação não ser mais considerada um diferencial, esse é o primeiro passo que deve ser tomado rumo ao sucesso profissional.

Já concluiu o curso universitário, mas ainda não conseguiu uma colocação no mercado de trabalho? Talvez, essa seja a hora de mudar de profissão. Antes de tudo, faça uma pesquisa para saber quais cursos estão com maior empregabilidade. Em seguida, veja o que você mais se identifica e curse. Ao agir dessa maneira, é provável que consiga uma boa oportunidade profissional.

Faça cursos livres

Não só os cursos presenciais devem ser valorizados, mas os realizados a distância também têm seu valor. Hoje, é fácil de encontrar capacitações gratuitas na internet, com duração, em média, de 30 horas, 40 horas. Eles podem melhorar seu currículo, mesmo que você não tenha como investir em uma graduação ou pós-graduação no momento.

Muitos cursos livres apresentam conteúdos iguais aos pagos e emitem certificados de conclusão mediante a realização de uma prova final, na qual se observa os conhecimentos do estudante. Esse tipo de capacitação é bem avaliado pelas empresas e ajudam muito no currículo, porque demonstra que o candidato busca conhecimentos constantes, independente da sua situação financeira.

Participe de workshops

Palestras e workshops são ótimas oportunidades de atualização profissional, principalmente se forem voltados para sua área. Isso enriquece o currículo de qualquer um. Se estiver na faculdade, busque, sempre que possível, participar desses eventos, pois quanto mais essas informações constarem no currículo, melhores serão suas chances de conseguir a primeira oportunidade de entrar no mercado de trabalho.

Já que muitos universitários não têm tanta experiência profissional, a dica é: durante as entrevistas de estágio, dê destaque aos workshops realizados, pois isso se torna um aliado na hora de conseguir a vaga tão sonhada.

Veja artigos em sites confiáveis

Além dos cursos de capacitação, é importante que você confira artigos que ajudem você a adquirir mais conhecimentos, como termos técnicos e dicas de melhorar seu currículo. Você pode conferi-los, por exemplo, na parte de carreiras de sites de emprego.

Um site de emprego, além de ajudar a compreender diversos assuntos, ainda auxilia o candidato a encontrar oportunidades no mercado de trabalho, caso esteja desempregado ou esteja em busca de uma nova colocação profissional.

Tenha foco

De nada adianta fazer os cursos de atualização e capacitação profissional se você fez apenas para conseguir o diploma ou certificado, sem ter absorvido o conhecimento passado nas aulas. Dessa forma, você não terá como comprovar, na prática, que realmente está apto para exercer determinada função.

Tenha foco e atenção nesses cursos, pois se preparando da forma correta, é possível se destacar dos demais candidatos e conseguir as melhores chances no mercado de trabalho.

Veja a importância da capacitação profissional para sua carreira

Mesmo com a crise econômica que afeta o país, há setores que surgem vagas de emprego e, mesmo assim, os cargos não são ocupados por nenhum profissional. Isso acontece porque não há candidatos com as qualificações requeridas pelas empresas.

Por isso, frisamos tanto neste artigo o quanto é importante o profissional se capacitar e aperfeiçoar suas habilidades em busca de cursos que o auxilie a compreender determinado processo ou ferramenta. Não tenha medo de ousar, fazer um curso, faculdade ou mudar de profissão. O essencial é você se qualificar e ter em mente a importância da capacitação e atualização profissional para sua carreira e futuro emprego.

Agora que você já aprendeu sobre o assunto em questão, que tal compartilhar nosso texto nas suas redes sociais, para que seus amigos também aprendam mais sobre a importância da capacitação e atualização profissional?

Esta matéria ajudou você?

+ 15 pessoas ajudadas

Comentarios