Carreiras | Empregos

por Patrícia Bispo*
Quem vive na capital paulista sabe que encontrar os mais variados serviços a qualquer hora do dia ou da noite não é mais novidade. Mas você já ouviu falar que um departamento de Recursos Humanos dá plantão até à meia-noite? No Renaissance São Paulo Hotel, da rede Marriott, é assim: o funcionário que trabalha em qualquer turno pode ser atendido tranqüilamente por um RH, seja para fazer alguma reivindicação ou mesmo tirar dúvidas que sejam do seu interesse.
Essa prática diferenciada de RH surgiu há quase três anos e meio, quando um colaborador, através da realização de uma pesquisa de clima organizacional, questionou o motivo do departamento também não funcionar durante a noite, já que o hotel funcionava 24 horas. “Achamos o questionamento interessante, a empresa analisou e decidimos implantar um plantão de RH para atender aos associados que trabalham durante a madrugada”, afirma o gerente de treinamento do Renaissance, Eduardo Yoshimoto. Atualmente, o hotel possui cerca de 400 associados, sendo que 50 pessoas trabalham durante o turno noturno, que tem início às 22h.
Segundo ele, o plantão que ocorre semanalmente é feito através do revezamento entre três profissionais. Dessa forma, até à meia-noite, um profissional de RH está presente no departamento, prestando informações sobre os mais variados segmentos da área, como remuneração, treinamento, recrutamento e seleção, entre outros. “Como contamos com dois psicólogos na equipe de plantão, também prestamos aos associados apoio psicológico”, afirma Yoshimoto, ao acrescentar que um dos objetivos da organização é desmistificar que o RH só é necessário na hora de contratar ou de demitir alguém.
Yoshimoto afirma que, para a organização, o RH é visto como um parceiro importante e isso pode ser sentido na prática. Ele cita, como exemplo, o próprio departamento de RH que possui instalações físicas agradáveis e um ambiente aconchegante. “Não temos baias e o ambiente é muito claro. É comum encontrarmos grupos de até quinze colaboradores no departamento, conversando com o RH de forma descontraída. Alguns até chegam a ir ao RH apenas para conversar um pouco ou ler uma revista. Dessa forma, fortalecemos as relações humanas e isso é um diferencial”, complementa, destacando ainda que a política de RH do Renaissance vai de encontro às práticas de outros hotéis que, infelizmente, preferem instalar o RH em alguma garagem, com um espaço pequeno e sem condições para realizar um bom trabalho.
“Além disso, temos a preocupação de sempre mantermos as portas do departamento abertas para os nossos associados. Quando precisamos sair, durante a noite, e fechar o departamento por alguns minutos, deixamos uma plaquinha com ‘Volto logo!’, para que o associado espere um pouco ou retorne em seguida”, explica o gerente de treinamento do hotel.
Quando questionado sobre os benefícios trazidos pelo plantão, Yoshimoto destaca que antes dessa prática de RH ser adotada, os associados que atuavam na madrugada sentiam faltam de um acompanhamento, pois nem sempre eles podiam contar com a presença do seu líder durante a noite. “Mesmo mantendo um gerente de plantão, eles sentiam necessidade de se aproximarem ainda mais da empresa. O plantão também fortaleceu o clima de confiança, pois o associado pode afirmar que o RH está até à meia-noite por causa dele”, ressalta Yoshimoto.
O gerente de treinamento comenta que após o plantão de RH ser implantado, observou-se um aumento de 4% no índice de satisfação interna. “Claro que o plantão de RH não é a nossa única ação, mas certamente contribuiu para esse aumento”, afirma. De acordo com ele, adotar o serviço de plantão de RH no Renaissance foi muito simples, pois vários setores do hotel já funcionavam 24 horas.
O associado – Para o garçom do Renaissance, Alberto Carlos Renz, durante a madrugada os funcionários se sentem um pouco sozinhos, pois o movimento de pessoas é menor e a chefia nem sempre pode estar presente naquele horário. “É muito diferente termos uma pessoa à nossa disposição, ao invés de fazermos uma solicitação à chefia ou por escrito, pois com o RH presente podemos fazer nossa solicitação diretamente. Isso nos dá muito mais confiança”, destaca.
O associado comenta que o plantão facilita a vida dos funcionários que atuam na madrugada, pois eles não precisam ficar esperando amanhecer para falar com o RH. “Ficamos muito cansados trabalhando à noite e ficar esperando dá sono. Isso também mostra respeito ao nosso turno. Sabemos que o pessoal de RH trabalhou o dia inteiro, mas sempre está de bom humor para resolver nossas dúvidas”, conclui.
* Patrícia Bispo é a Jornalista responsável pelo conteúdo da comunidade virtual RH.COM.BR.

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