18 / 12 / 2018

Empregos no final do ano: como conseguir uma vaga de trabalho temporário?

Já pensou na possibilidade de conseguir um emprego no final de ano? Saiba como neste texto!
por
http://www.empregos.com.br

De acordo com dados da Associação Brasileira do Trabalho Temporário (Asserttem), a expectativa é que até o final deste mês mais de 400 mil empregos sejam criados — um crescimento de 10% em relação ao mesmo período de 2017.

Nesse estudo, podemos observar que o maior número de vagas ofertadas está diretamente ligado ao aumento de demanda de produção na indústria e o aquecimento das vendas devido à proximidade da época de Natal e Ano Novo. Mas, você sabe como conseguir uma vaga de emprego temporário?

Foi pensando nesse assunto que preparamos este texto: para que você entenda como funciona, quais são as vantagens e como conquistar uma vaga com essa característica. Boa leitura!

O que é e como funciona o trabalho temporário?

O contrato de trabalho temporário é considerado uma espécie de acordo com prazo máximo de duração previsto por lei. Assim, permite a contratação do colaborador por um período previamente determinado de até 90 dias, com possibilidade de duas prorrogações por mais 90 dias.

Existem diferenças bastante claras entre os direitos assegurados ao funcionário temporário quando comparados aos vigentes na CLT. No entanto, é necessário ressaltar que o trabalhador temporário tem os mesmos benefícios que um colaborador fixo.

Entre as principais características, destacamos:

  • remuneração equivalente àquela percebida pelos funcionários da mesma categoria na empresa em questão;
  • jornada máxima de 8 horas diárias, com horas extras não ultrapassando as 2 horas diárias e adicional de 20% na remuneração;
  • descanso semanal remunerado;
  • adicional noturno, entre outros.

Quais são as vantagens de um trabalho temporário?

Ao contrário do que muita gente pensa, ser contratado para um trabalho temporário tem muitas vantagens. Entre elas, a possibilidade de ser efetivado caso tenha um bom desempenho. Mas não é apenas isso! Abaixo, selecionamos os principais benefícios desse tipo de vaga:

Você enriquecerá seu currículo

Hoje, há muitas empresas que fornecem formação inicial gratuita para os colaboradores de trabalho temporário. Dessa forma, você ganhará mais competências que poderão enriquecer o seu currículo e que serão muito úteis para o futuro profissional.

Você terá a chance de continuar procurando emprego mais estável

Ser contratado por uma empresa para uma vaga temporária não impede que você procure por um emprego com mais estabilidade. Dessa forma, esse tipo de trabalho é vantajoso para que você possa suportar as despesas enquanto você procura por outra oportunidade por um período maior.

Você poderá conhecer novos contatos

Já ouviu falar em networking? Também chamada de “rede de contatos”, essa estratégia é uma excelente maneira de cultivar relações profissionais nos diversos ambientes, além de utilizar essas mesmas relações para alguma finalidade. Tal atitude pode ser a chave para uma carreira de sucesso.

Por meio dos empregos no final do ano, você vai ter a oportunidade de se relacionar com vários contatos profissionais e de áreas distintas. Ou seja, a partir dessas interações, é possível até mesmo que você possa ser apresentado a outros profissionais que oferecerão novas chances de emprego.

Como conseguir uma vaga de trabalho temporário?

Agora você já sabe o que é uma vaga temporária e quais são as suas vantagens. A seguir, selecionamos algumas dicas para que você entenda como conquistar um emprego no final do ano. Veja!

Esteja sempre atento às divulgações

A internet funciona como um facilitador para a procura de uma vaga de emprego. Existem excelentes e confiantes portais que contribuem para que as empresas de todos os tamanhos possam recrutar colaboradores. Eles conectam as vagas disponíveis e os profissionais que estão em busca de uma recolocação no mercado.

Experimente conferir quais são as empresas que geralmente contratam nesse período e prepare seu currículo da melhor maneira. Além disso, atualize seu perfil nas redes sociais mais acessadas por contratantes, assim como mantenha atualizada a conta nos portais de vagas.

Procure por algo que você já tenha conhecimento

Na sua trajetória profissional, já fez algum curso de vendas, oratória ou cozinha? Então, que tal ir atrás de vagas que precisam dessas habilidades específicas? Quando um profissional se apresenta com uma competência pedida pelo empregador, o recrutador apostará no seu potencial, pois essas características são um diferencial.

As vagas de empregos no final do ano são mais urgentes e o tempo para o aprendizado pode ser mais curto. Sendo assim, as chances de ser contratado em um emprego temporário são mais altas se você já souber fazer as atividades da vaga.

Prepare-se para se destacar

Geralmente, as entrevistas de emprego no final do ano são mais objetivas do que aquelas realizadas por um trabalho de maior duração. Os processos seletivos também são mais curtos. Para se sair bem, é necessário focar nas habilidades e experiências que mais se destacam durante a conversa com o recrutador.

Além disso, é interessante conhecer mais sobre o ambiente que você deseja se candidatar. Mostrar que você entende sobre a empresa e sobre o que ela oferece demonstrará que está realmente bastante interessado na vaga.

Saiba que ainda é o momento de procurar por uma vaga

Se você deseja aproveitar as datas comemorativas de Natal e Ano Novo, vale destacar que, apesar de já estarmos em dezembro, ainda é tempo de procurar por uma vaga. Por serem épocas que movimentam o comércio, muitas lojas e empresas, apesar de começarem a se preparar com algum tempo de antecedência, estão em constante busca por novos colaboradores.

Demonstre compromisso

Por ser um trabalho temporário, algumas pessoas costumam não levar essas vagas tão a sério. Caso você consiga um emprego como esse, é extremamente importante tratá-lo como se fosse permanente. Ao apresentar comprometimento, pontualidade e disposição, as chances de ser efetivado são muito maiores!

Conclusão

A partir da leitura, você pôde ficar por dentro de algumas dicas essenciais para encontrar empregos no final do ano. É necessário estar sempre atento a essas oportunidades e se apresentar como um diferencial, que vá trazer boas oportunidades para a empresa e que contribuirá com chances de se destacar nesse período, mesmo que seja curto.

Para se aprofundar mais no assunto, continue no blog e entenda como é possível elaborar um bom currículo sem deixar de lado importantes informações sobre a sua carreira.

Esta matéria ajudou você?

+ 9 pessoas ajudadas

Comentarios