03 / 11 / 2013

Empregabilidade: competências pessoais e profissionais

De modo objetivo e conciso, obra aborda temas que envolvem o mercado de trabalho na contemporaneidade.
por
http://www.empregos.com.br

Empregabilidade: competências pessoais e profissionais
Autor: Ana Lúcia Jankovic Barduchi e outros
Editora: Pearson
Páginas: 148
Preço: R$ 39,00

“Empregabilidade: competências pessoais e profissionais” é um guia organizado por Ana Lúcia Jankovic Barduchi para orientar profissionais que estão iniciando sua vida profissional ou que pretendem entender as sutilezas do mercado de trabalho. É uma obra objetiva e concisa que traz um panorama sobre o mundo contemporâneo, expondo fatores que influenciam o ingresso no mercado de trabalho.

A partir daí o livro propõe a elaboração de um projeto de vida, que coloca o profissional como ser em constante movimento e desenvolvimento e que, por isso, precisa de certa organização e participação ativa nesse processo. Histórico sobre o trabalho e um comparativo sobre o assunto na atualidade, marketing pessoal e sua importância, além de abordagem sobre o processo de comunicação a fim de saber se posicionar diante de críticas – construtivas ou não – e de aprender a utilizá-las a seu favor também integram a obra.

“A percepção de que podemos transmitir mensagens, mesmo sem falar ou escrever, é muito importante, pois pode ampliar a nossa habilidade de comunicação e nos dá a possibilidade de cuidar também da nossa comunicação não verbal”, discorrem os autores.

Eles também explanam sobre o papel da educação no convívio social e destacam a importância do ouvir e de compreender o sentido das regras de etiqueta com o objetivo de levar o leitor a desenvolver um comportamento socialmente eficaz. Um capítulo da obra é dedicado à elaboração de currículo, peça importante na seleção de profissionais pelas empresas.

Sobre o tema, são destacados os pontos relevantes para a preparação do currículo, carta de apresentação ou portfólio. Modelos são apresentados ao leitor como base para a elaboração de seus próprios currículos. O capítulo aborda ainda sobre os pontos desfavoráveis em um currículo e propõe a busca de soluções para torná-los mais apropriados antes de apresentá-los às empresas.

O capítulo “Mercado de trabalho: como identificar e conquistar oportunidades” aborda as principais técnicas aplicadas pelas empresas para atrair e escolher profissionais e orienta o candidato nas diferentes etapas de um processo seletivo – contatos iniciais, entrevistas, dinâmica de grupo, testes práticos, psicológicos e de conhecimentos, negociação salarial.

Por fim, o livro orienta o leitor a planejar as finanças apresentando a maneira adequada de se investir as economias em cada fase da vida para o bom aproveitamento na terceira idade. “Se você pretende gastar todo o valor que recebe sem respeitar o planejamento anteriormente elaborado, certamente terá problemas, pois qualquer eventualidade o colocará em situação de crise”, dizem os autores da obra, composta por temas para reflexão no final de cada capítulo.

Esta matéria ajudou você?

+ 5 pessoas ajudadas

Comentarios