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Empreendedores Esquecidos
Empreendedores Esquecidos
Autor: Fábio Zugman
Editora: Elsevier
Páginas: 109
Preço: R$39,90
 
Empreendedores esquecidos é um livro feito para todos aqueles empreendedores que nunca são lembrados; é uma obra indispensável na biblioteca de todo profissional. Tradicionalmente, os livros de empreendedorismo focam na tarefa de abrir e administrar um negócio.Assim, os exemplos, teorias e técnicas, são voltados para o mundo empresarial. Foi pensando nisso que o autor e professor de Administração Fábio Zugman lançou o livro “Empreendedores Esquecidos” – um guia para Médicos, Advogados, Contadores, Arquitetos, Psicólogos e outros profissionais liberais.
Segundo o autor, muitos profissionais de perfil técnico esquecem de que também são empreendedores. Por melhor que sejam em suas áreas, também precisam administrar suas clínicas ou escritórios, também precisam lidar com pessoas, tomar decisões sobre dinheiro, atrair e criar experiências positivas para seus clientes. Por outro lado, faltam livros específicos sobre o assunto, fazendo com que a tarefa de melhorar nesses quesitos torne-se confusa e cansativa.
Com 110 páginas, o livro é um guia voltado para esse público. “Realmente, não há necessidade de alguém formado e atuando na sua área ficar aprendendo teorias de outro segmento. A não ser que o profissional tenha uma curiosidade pessoal por administração, a maioria dos profissionais quer saber o que funciona.” Diz o autor.
E esse é um dos pontos que diferencia Empreendedores esquecidos de outros já publicados sobre gestão de carreiras. “Empreendedores Esquecidos” não ensina apenas técnicas genéricas, mas também aponta as decisões importantes que todo profissional precisa tomar, e mostra os reflexos dessas decisões no cotidiano e na relação com clientes.
Os erros mais comuns cometidos pelos autônomos:
Confundir a atividade profissional com a pessoa física: É normal muitos profissionais liberais confundirem o dinheiro da empresa com o seu próprio, correndo o risco de se perder na contabilidade. É preciso manter um controle financeiro separado, no mínimo para saber quanto se está ganhando e gastando com a atividade profissional, e não errar na hora de pagar imposto.
Não só o dinheiro, mas outros aspectos também se confundem: Como a profissão faz parte da identidade dessas pessoas, é comum que a vida pessoal e profissional se atrapalhem. É preciso se organizar para manter os limites e não deixar apenas o profissional tomar conta.
Achar que conhecimento por si só trará e manterá clientes: Muitos profissionais acham que sendo bons no que fazem, deixarão seus clientes felizes. Não é bem assim. As pessoas leigas em um assunto, que são a maioria dos clientes e pacientes que encontramos na vida profissional, não possuem muitos meios de julgar o conhecimento por si só. Por isso é importante oferecer sinais de que o seu serviço vale a pena. Do local de atendimento, a apresentação do profissional, o modo de se colocar com o cliente, a forma como o atendimento é finalizado e a cobrança é feita, uma infinidade de detalhes é usada pelos clientes para decidir se um profissional é bom ou ruim.
Dicas:
Planejar é a melhor forma de economizar tempo e dinheiro: Estabelecer rotinas é importante. Quando as contas serão pagas, quem faz as compras do mês, quem recebe e cobra os clientes – possuir processos bem organizados faz uma boa diferença na qualidade de um serviço. Não só isso, evita desperdícios e economiza tempo consertando confusões e decidindo o que fazer. Deixe as decisões rotineiras em “piloto automático”.
Faça um bom uso de outros profissionais: Contadores, advogados, gerentes de banco, assistentes, estagiários entre outros. A cada atividade realizada, avalie se vale mais a pena investir seu tempo e conhecimento no assunto ou contratar um especialista.
Pensar na experiência total do cliente: Não pense apenas nos procedimentos oferecidos ao cliente, procure identificar todos os eventos em que seu cliente interage com o seu serviço e pense em como melhorar cada um deles. É útil formular cada etapa como uma pergunta: Como um cliente em potencial descobre que você existe? Como ele marca um horário? Aonde é atendido? Como é esse atendimento? O que acontece depois? Todos os detalhes devem ser pensados para criar uma experiência positiva ao cliente.
Sobre o autor:
Fábio Zugman é paulistano e tem 31 anos. É professor universitário, doutorando em Administração pela FEA-USP e Mestre em Administração pela UFPR. É autor dos livros Administração para profissionais liberais (Elsevier, 2005);
Governo eletrônico: saiba tudo sobre essa revolução (Livro pronto, 2006);
O mito da criatividade (Elsevier, 2008); e coautor de Dicionário de termos de estratégia empresarial (Atlas, 2009); Criatividade sem segredos (Atlas, 2010).

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