06 / 03 / 2010

Em busca da cura

por
http://www.empregos.com.br

por Renata Marucci

 

Com as mudanças que vêm acontecendo no mundo da medicina e da genética, uma profissão ganha cada vez mais destaque no mercado de trabalho: a Biomedicina.
O profissional formado em Ciências Biomédicas terá como principal função testar organismos e, por meio de observação, identificar doenças e pesquisar maneiras de curá-las. Além disso, deverá Interpretar resultados de exames e testes, produzir remédios e vacinas, e dedicar-se ao ensino em diferentes áreas das ciências biológicas.
O curso foi criado em 1966 por algumas escolas de medicina, voltado, principalmente, àqueles que pretendiam estudar diversas formas de aplicar a ciência à vida de um modo geral. O curso foi regulamentado pela Lei 6.684/79 com modificações impostas pelas Leis 7.017/83, 7.135/83, além da Resolução 86/86 do Senado Federal.
O profissional
Para ser biomédico você deve ter capacidade de assimilar grandes quantidades de informação e relacioná-las de forma coerente. É preciso também acompanhar e se adaptar às novas descobertas que provocam mudanças em teorias sobre a medicina que antes eram tidas como verdades absolutas. Curiosidade, perseverança e capacidade crítica são as habilidades que levarão o profissional da área a obter resultados e avaliá-los.
Mercado de Trabalho
Muitos especialistas estão apostando na indústria farmacêutica como um dos segmentos mais promissores dos próximos anos. Nele, o biomédico atua na pesquisa e na produção de medicamentos. Pode fazer esse trabalho em laboratórios de análises clínicas, institutos tecnológicos e de pesquisas, além de universidades e escolas. Mas a profissão está cada vez mais em evidência graças a projetos na área da genética como o Genoma, que ocupa lugar de destaque em todo o mundo, devido a importância dos benefícios que a descoberta dos códigos do DNA pode trazer para a humanidade.
É possível se especializar em Anatomia, Biofísica, Biologia molecular, Bioquímica, Biotecnologia, Ecologia, Farmacologia, Genética, Histologia, Imunologia, Parasitologia e Patologia. A entidade que representa o profissional biomédico é o Conselho Regional de Biomedicina.
Faixa Salarial
O salário inicial gira em torno de 900 reais.
O curso
O curso tem duração média de 4 anos. Quase a metade do curso é dedicada à pesquisa em laboratório. Entre as disciplinas, estão: Patologia Clínica, Biofísica, Parasitologia, Microbiologia, Imunologia, Hematologia, Bioquímica, Virologia, Fisiologia, Histologia Humana, Patologia, Citologia Oncótica, Análise Ambiental, Genética, Embriologia, Reprodução Humana e Biologia Molecular.
Onde estudar
Centro de Estudos Superiores de Maceió
Universidade Católica de Goiás
Universidade de Uberaba
Centro Universitário da Grande Dourados
Universidade Federal do Pará
Universidade Federal de Pernambuco
Centro Universitário Plínio Leite
Universidade do Rio de Janeiro
Universidade Federal do Rio de Janeiro
Universidade Severino Sombra
Universidade Tiradentes
Centro Universitário Lusíada
União das Faculdades Barão de Mauá
União das Faculdades da Fundação Hermínio Ometto
Universidade Bandeirante de São Paulo
Universidade de Franca
Universidade de Marília
Universidade de Mogi das Cruzes
Universidade de Santo Amaro
Universidade Estadual de Campinas
Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho
Universidade Federal de São Paulo

Esta matéria ajudou você?

Topicos:

Comentarios