Juliana Laporta
Se você está à procura de uma vaga no mercado de trabalho, independente da área de atuação e dos diferentes processos de seleção adotados pelas empresas, como dinâmicas em grupo e provas de conhecimentos específicos.
“É extremamente importante que o candidato dedique-se a preparar um currículo claro e objetivo (apresentação escrita) e um discurso coerente para o momento da entrevista (apresentação presencial)”, recomenda Marcele Goes, consultora de imagem pessoal e corporativa da Estilo Sob Medida e membro da Associação Internacional de Consultoria de Imagem (AICI).
Confira outras dicas!
Preparação do currículo
Organize as informações: As experiências profissionais devem estar em ordem decrescente. De maneira clara e objetiva, destaque os pontos mais importantes de cada trabalho, como habilidades e grandes projetos realizados.
Tenha foco: Em “objetivos”, escreva algo direcionado e específico; não transmita a mensagem de que está “atirando para todos os lados”.
Seja verdadeiro: Não invente informações, mesmo que você esteja falando sobre experiências informais, sem um documento ou certificado que as comprove. Sempre há maneiras de checar informações, se for necessário, e não há nada mais desagradável do que ser desmascarado.
Capriche na diagramação: Por último, organize a sequência de dados para facilitar a leitura, escolha um papel claro e bonito (com gramatura maior, textura suave, cor discreta) e coloque uma proteção nele (pasta de papel ou plástico transparente). Quem apresenta um currículo bem escrito tende a fazer um trabalho cuidadoso. Esta é a mensagem transmitida.
Etapas da entrevista
Apresentação: Dê um aperto de mão que demonstre segurança (firme, mas não forte demais) e estabeleça contato visual, olhando nos olhos do entrevistador enquanto cumprimenta.
Vestimenta: A roupa também faz parte da primeira impressão. Opte por modelos de linhas limpas, sem muita sobra de tecido, com comprimentos corretos (nada de barras por fazer ou mangas extremamente compridas) e cores mais neutras.
Acomodação no ambiente: Procure sentar de maneira confortável, com os dois pés apoiados no chão. Não se esparrame na cadeira ou debruce sobre a mesa.
Respostas ao entrevistador: O entrevistador gosta de conhecer melhor como o candidato desenvolve seu discurso, se sabe interagir com as pessoas, conduzir uma conversa. Então, não responda somente “sim” ou “não”, procure caprichar nas respostas, mas sempre dentro do foco, sem se estender desnecessariamente.
Perguntas ao entrevistador: No momento de investigação por parte do entrevistador, você pode precisar mostrar documentos, fotos que ilustrem projetos, portfólios, dependendo da área pretendida. Traga os complementos já organizados, de modo que você pegue-os facilmente.
Não fale mal de si mesmo: Se for solicitado para comentar sobre seus defeitos, aproveite a oportunidade para citar algum ponto fraco, mas como quem já percebeu o problema e está trabalhando para melhorá-lo. Também é válido destacar um ponto marcante de sua personalidade.
Crie um repertório: Pense o que você precisaria saber de um candidato se o estivesse recrutando para a vaga em questão. Prepare respostas para essas perguntas e treine consigo mesmo. Isso cria um repertório em sua mente, que o ajudará a não hesitar para responder.
Demonstre interesse: Por último, no momento em que for aberto para perguntas, aproveite para saber um pouco mais sobre a forma de trabalho da empresa e outras informações específicas, mas sem se estender muito.
Dicas valiosas de como se preparar para uma entrevista de emprego
Segundo consultora, bom curriculo e postura são essenciais para conseguir uma nova oportunidade no mercado de trabalho
Avalie:
Comentários 0 comentário