13 / 08 / 2015

11 dicas para você conseguir estágio e iniciar sua vida profissional

Jovens e recém-formados acabam encontrando muitas dificuldades na hora de conseguir estágio. Veja como aumentar suas chances com nossas dicas.
por
http://www.empregos.com.br

Os últimos semestres da faculdade são os mais corridos. Além do tão temido TCC, existe a preocupação de conseguir estágio, obrigatório em alguns cursos.

Algumas áreas tem uma grande demanda de vagas, já para outras é melhor você estar bem preparado. Lembre-se que o estágio é o seu primeiro contato com o mercado de trabalho, uma grande oportunidade de desenvolver o que foi aprendido durante os estudos e começar a construir sua carreira.


Confira nossas dicas para você conseguir estágio e iniciar sua carreira profissional Confira nossas dicas para você conseguir estágio e iniciar sua carreira profissional


12 dicas que irão te ajudar a conseguir estágio:


1 – Tenha um bom relacionamento com todos na faculdade.
Converse com as pessoas e demonstre que você quer conseguir estágio. Seus professores e amigos que já estão trabalhando ou estagiando na área podem saber de vagas e fazer indicações.


2 – Comece por baixo.
Procure oportunidades em empresas locais. Uma vez que você adquire experiência prática em empresas menores, se sentirá muito mais preparado para enfrentar os grandes processos seletivos.


3 – Inscreva-se para diversas vagas.
Embora uma delas seja mais atrativa que as demais, você não pode se dar ao luxo de depender de apenas uma aprovação. Participe de mais de um processo seletivo ao mesmo tempo, mas lembre-se de procurar aqueles que mais tenham relação com a sua área de interesse. Dessa maneira você se garante e pode até mesmo ter a oportunidade de escolher em qual empresa prefere trabalhar, caso seja aprovado para mais de uma vaga.


4 – Comece a fazer seu networking.
Conhecer pessoas da área em que você quer atuar é muito importante para conseguir estágio. Faça contatos, participe de eventos e mostre-se interessado em crescer e aprender. Quando conhecer uma pessoa interessante de sua área, busque aproximar o contato com ela de forma saudável, mas nada de “puxa-saquismo” porque isso só irá afastar as pessoas de você.


5 – Invista seu tempo livre em trabalho voluntário.
Os recrutadores têm interesse por pessoas que usam seu tempo livre para realizar atividades em prol de uma comunidade ou de uma causa. O trabalho voluntário também vai te trazer amadurecimento profissional e pessoal. Ele é especialmente válido para quem nunca trabalhou na vida e está precisando incluir algum tipo de experiência no currículo.


6 – Fique conectado.
Use as redes sociais ao seu favor. Atualize frequentemente seu perfil profissional para deixar claro quais são suas áreas de interesse e seus conhecimentos.


7 – Fique atualizado.
Acompanhe os noticiários para desenvolver um espírito crítico em relação aos fatos. Quanto mais você souber, mais à vontade você estará para conversar e contribuir com seus chefes e colegas de trabalho.


8 – Não minta.
Mais cedo ou mais tarde, mentiras são descobertas. Não coloque no seu perfil ou currículo qualidades que você não tem. Além de expor seu despreparo, as mentiras criam situações que você não pode resolver.


9 – Fique preparado para aprender e colaborar.
Um bom estágio abre muitas portas, especialmente quando você mostra que tem opinião, conhecimento e vontade de crescer na profissão. Quanto mais colaborativo for o estagiário, maiores serão as chances dele se tornar um ótimo funcionário.


10 – Demonstre motivação.
Criar um blog, uma comunidade ou mesmo um site com assuntos relacionados à sua carreira indica que você tem iniciativa, criatividade e está comprometido com o seu futuro contexto profissional.


11 – Crie seu diferencial e deixe o mercado saber disso.
Cursos de idiomas, de gestão e aprendizados voltados à área corporativa são sempre bem vistos pelos selecionadores de Recursos Humanos.

Esta matéria ajudou você?

+ 12 pessoas ajudadas

Comentarios