23 / 10 / 2015

Desmotivação no trabalho: hora de mudar de área ou de emprego?

Antes de tomar decisões é necessário identificar as razões do descontentamento, diz especialista.
por
http://www.empregos.com.br

Poucas perspectivas de crescimento, baixos salários e desentendimentos com o chefe. Estes são alguns fatores que podem levar à desmotivação no trabalho – problema que afeta a carreira e o desempenho profissionais.

Para a coach executiva Daniela do Lago, a melhor solução é analisar o motivo da insatisfação, e não tentar resolver a situação de maneira impulsiva. Pode ser o caso de mudar de área dentro da própria empresa ou partir para uma nova oportunidade.desmotivacaonotrabalhohorademudarouseguiremfrente

“Muitos profissionais têm problemas em identificar situações de desmotivação no trabalho. Em muitos casos, acabam buscando culpados, entre eles, o chefe”, afirma Daniela. Segundo a coach, o bom chefe motiva sua equipe a gerar resultados, mas é o profissional quem deve se responsabilizar por sua carreira. “A motivação vem de dentro”, destaca.

Está procurando emprego? Faça uma busca de vagas no site Empregos.com.br

Identificando valores

Identificar se os valores do colaborador estão alinhados com os da empresa pode ser a solução para eliminar a insfatisfação no trabalho. Daniela diz que somente quando valores e ações estão alinhados, é possível alcançar a satisfação. “Os valores são parâmetros para decidirmos o que é importante ou não em nossas vidas. Portanto, são fundamentais para fazer as escolhas diárias de cada um.”

Outra recomendação é planejar a carreira, ressalta a coach. “Para definir seu objetivo de vida, saiba o que o sucesso representa para você.”

Hora de mudar

Se após refletir sobre suas atividades, você chegar a conclusão de que é o momento de buscar uma nova colocação, a dica é monitorar as principais fontes de emprego, como agências, jornais e sites especializados.

Segundo Daniela, é fundamental definir a área de atuação e pesquisar sobre ela para não se arrepender mais tarde. Manter o networking atualizado, empenhar-se para atuar em algo que realmente goste e conhecer as exigências do mercado em sua função são outros requisitos essenciais, observa a especialista.

Esta matéria ajudou você?

+ 19 pessoas ajudadas
Topicos:

Comentarios