Desenhando o Futuro – Transições de Vida e Carreira

Livro traz subsídios para repensar escolhas e planejar a evolução da trajetória
por
http://www.empregos.com.br

Por João Prado

Livro conta casos verídicos de empresários que enfrentaram momentos difíceis nas carreiras.

Marcos tem 50 anos e desfruta a maturidade da vida profissional. Construiu a carreira em uma grande multinacional do segmento químico, em que foi admitido como trainee até virar diretor. Marcos fez inúmeros cursos de especialização, MBA em marketing e finanças. Fala francês, inglês e espanhol fluentemente. Marcos é impecável profissionalmente. Mas Marcos também é surpreendentemente infeliz, inseguro, cansado e angustiado. Possível? A resposta é sim, conforme aponta o livro da psicóloga Mariá Giuliese.

Em seu livro, a autora reúne a experiência do seu próprio trabalho diário com casos e depoimentos de pessoas que passaram por processos de transição de vida e carreira. Chamado de “estado de exceção”, esses períodos mais críticos podem partir do fim de uma relação de trabalho, como demissões ocasionadas por processos de fusão e aquisição ou pela própria dinâmica do mercado que traz ciclos de permanência de um profissional dentro de uma empresa cada vez menores. Interessante que Giuliese conta os próprios anseios, como no caso em que relata a sua sensação na formatura do filho, que concluía o curso de engenharia assim como o empresário Marcos: “… Um arrepio percorrera meu corpo. Veio em minha mente a imagem de Marcos, exaurido, alquebrado e amargo, 25 anos depois de sua formatura na mesma escola. Um turbilhão de perguntas emergiu perturbando a minha alegria…”.

A psicóloga formada pela PUC de São Paulo comenta também as aflições geradas pelo o status que o mercado de trabalho impõe aos jovens que estão começando suas carreiras. Caneta Mont Blanc, Notebook, o último modelo de celular, terno Armani, Rolex, BMW blindado e por aí vai. A pergunta é: Será que precisamos realmente de tudo isso? Isso interfere na qualidade de nossa vida profissional?

Em sua segunda edição, ao final o livro traz uma orientação especial para que o leitor possa efetuar o próprio desenho do futuro de sua carreira. Trata-se de uma maneira para avaliar o caminho percorrido e planejar os próximos passos. Um exercício interessante para começar 2009.

Boa leitura!

Esta matéria ajudou você?

+ 1 pessoa ajudada

Comentarios