Consultora lista os 5 erros mais irritantes em currículos

Especialista que já leu mais de 40.000 currículos ao longo de sua carreira ensina como evitar deslizes comuns
por
http://www.empregos.com.br

O currículo é fundamental na busca por emprego, afinal é o primeiro contato que você tem com o recrutador. Erros neste documento podem ser fatais, no entanto, nem todos sabem realmente como montar um currículo.

Desde 1990, Tina Nicolai trabalhou com recrutamento em grandes empresas, como a Disney, onde encontrou falhas graves em parte do material. A partir dessas experiências, lançou uma empresa para lidar justamente com esse problema e, desde então, já leu mais de 40.000 currículos.

Quer saber quais são os 5 erros encontrados que, segundo ela, mais irritam os recrutadores?

Relaxo
Não prestar atenção aos detalhes é o maior erro encontrado nos currículos. Erros de digitação, informações velhas ou irrelevantes e formatação pouco profissional, desqualificam o candidato.

Resumos longos demais
Escrever resumos pessoais em linguagem muito formal e com muitos adjetivos é problemático. A dica é listar alguns pontos chave e separar uma parte para reconhecimentos por metas cumpridas.

“Responsável por”
Iniciar frases com essas palavras é considerado “preguiçoso”. Para os recrutadores, isso dá a entender que as atribuições para cada função exercida não necessariamente foram cumpridas. Essa frase não mostra que o candidato obteve sucesso nessas funções. Explique, portanto, o que de fato foi desenvolvido.

Muitos jargões
“Fora da caixa”, “trabalho em equipe” e “comunicativo” são palavras presentes em basicamente todos os currículos, mas que, em excesso, podem ser prejudiciais à leitura. Pessoas que realmente sabem resolver problemas conseguem sintetizar essas habilidades com outros termos.

Formalidade excessiva
Ser formal demais no currículo faz com que o mesmo não seja atraente e prejudica a interpretação da personalidade do candidato.

Esta matéria ajudou você?

+ 86 pessoas ajudadas
Fonte: Infomoney

Comentarios