Por Clarissa Janini
Logo no início de sua palestra, o consultor Wilson Mileris pediu desculpas ao público por ser a “pedra” que os separava da aguardada apresentação de James Hunter, celebrado autor de O monge e o executivo . Também disse que, por isso mesmo, faria a melhor palestra da vida dele. Bem-humorado, Mileris cativou o público do começo ao fim da apresentação.
Especialista em motivação, ele abordou as principais formas de incentivo na vida pessoal e profissional para o alcance de metas. Primeiramente, questionou as premiações materiais – como viagens e bônus em dinheiro – dadas pelas empresas como forma de motivação para os funcionários. “Os prêmios são círculos viciosos e criam dependência, pois sempre terão de aumentar o valor em relação à gratificação anterior”. A motivação permanente, para ele, é a interna, sem subterfúgios que alimentem expectativas temporárias.
Os líderes, para Mileris, têm o importante papel de educadores e devem estar sempre buscando treinamento para a equipe. “Com condicionamento incansável, as performances melhoram sem maiores esforços”. E lembrou que “a liderança mais eficaz é a exemplar”. Para ilustrar essa idéia, o consultor apresentou um texto escrito por Gandhi e, em seguida, pediu para que a platéia fechasse os olhos e refletisse. Para surpresa dos participantes, uma figura muito parecida com o pacifista indiano apareceu sobre o palco. Era, na verdade, o ator João Signorelli, apresentador do evento, que realiza apresentações corporativas como Gandhi pela Modus. O público emocionado aplaudiu de pé a interpretação de Signorelli.
Atinja suas metas
Mileris voltou ao palco para dar uma “receita” de como se atingir metas de maneira eficaz e concreta. Lembrou que é preciso ter a meta escrita no papel, “pois senão ela permanece apenas um sonho”. De acordo com o consultor, estes são os sete passos para transformar desejos em resultado:
- Sonhe;
- Transforme o sonho em meta e escreva suas pretensões em um papel;
- Trace os possíveis obstáculos;
- Imagine as soluções para eles;
- Estabeleça um prazo razoável;
- Esboce as recompensas que a realização da meta poderá trazer;
- Ao final do prazo, faça um balanço dos resultados – positivos ou não.
Caso não tenha conseguido atingir a meta, pense de maneira positiva. “Toda derrota tem o equivalente em benefícios”, afirmou o palestrante. O sucesso, segundo ele, está no encontro de resultados com automotivação. Ao final da apresentação, mais uma surpresa: Mileris, para exemplificar que temos de nos adaptar às situações e dançar conforme a música, literalmente dançou diversos estilos musicais – do tango ao samba, passando pelo country e salsa, arrancando mais aplausos da platéia.
Comentários 0 comentário