Estou numa “sinuca de bico”, literalmente. Sou concursado de uma estatal e trabalho em área técnica (nível médio). Enquanto técnico, estudei Comunicação Social – Jornalismo, e formei-me em 2007. Ocorre que não fiz estágio por falta de tempo, pois estava trabalhando na estatal.
Agora, quero complementar a renda com um emprego de nível superior, e não consigo entrar no mercado de trabalho, pois não fiz estágio e não adquiri experiência. Ora, se não consigo oportunidade, pois não tenho experiência (e não posso adquirir experiência, pois já sou formado e não posso estagiar), como entrar no mercado de trabalho?
Já fiz alguns cursos externos, deixei currículos, fiz contatos com conhecidos, mas nada aparece. E agora?
Não posso abrir mão do emprego público, por suas garantias… Devido ao nível salarial e plano de saúde que tenho atualmente, pois sou casado e tenho filhos. Investi oito anos em estudo (tempo) e paguei caro por eles numa universidade particular. Agora pergunto, vou deixar meu diploma na gaveta? Ajudem-me!
Atenciosamente,
José Mardônio Alves da Paz
Brasília – DF
Resposta:
Prezado José,
Entendo perfeitamente sua frustração, mas acredito mesmo assim que sua opção pelo estudo e todo investimento que você fez foi uma decisão absolutamente correta. Pelo que você relatou minha percepção é um pouco diferente da sua. Não acredito que possamos atribuir a falta de retorno ao seu currículo apenas ao fato de você não ter estagiado.
O estágio é importante sim, porém você é um profissional que tem experiência no mercado, ou seja, já atua nele mesmo não sendo na sua área. Dessa forma penso que a questão deve estar mais relacionada à forma e à intensidade com que você tem enviado seu currículo ao mercado. Outra questão é que não será fácil você encontrar um trabalho em Comunicação Social ou Jornalismo apenas para completar a sua renda. Esse é um trabalho que exigirá dedicação total e as empresas exigirão isso de você. Creio que o melhor conselho que eu poderia te dar nesse momento é que você reflita se realmente quer sair de onde você está para atuar com a sua opção de formação.
Caso a resposta seja sim você teria de se preparar financeiramente para essa transição, porém no momento certo fazê-la de forma absolutamente integral. Caso isso não seja possível ou não seja o seu desejo, creio que então você possa procurar por atividades autônomas, como free-lancer e aí sim se apresentar ao mercado para trabalhos pontuais e que não exigirão de você uma dedicação exclusiva.
Boa Sorte!
Elaine Saad
Como trabalhar na área de minha formação?
Estou numa “sinuca de bico”, literalmente. Sou concursado de uma estatal e trabalho em área técnica (nível médio). Enquanto técnico, estudei Comunicação Social – Jornalismo, e formei-me em 2007. Ocorre que não fiz estágio por falta de tempo, pois estava trabalhando na estatal. Agora, quero complementar a renda com um emprego de nível superior, e […]
Avalie:
Comentários 0 comentário