Carreiras | Empregos

Há anos, pesquisas e consultores de carreira apontam o carisma como uma habilidade importante para o desempenho profissional, afinal, é fato que pessoas carismáticas têm mais chances de ser bem-sucedidas nos negócios.
No atual momento de recessão e dificuldades econômicas, em que muitas empresas estão passando por reestruturações e cortando custos, gerando ambientes de muita pressão, o carismático passa a ser mais valorizado.
Muito se engana, porém, quem acredita que essa característica seja algo totalmente natural, impossível de ser desenvolvido ao longo da vida. Pequenas atitudes do dia a dia podem tornar até os mais tímidos em pessoas mais enturmadas, sem parecer algo falso:
1-Tenha bom senso
Ser uma pessoa sociável em nada tem a ver com se tornar uma pessoa indiscreta e inconveniente, que pergunta sobre a vida pessoal de todo mundo. Faça uma leitura do ambiente e veja como as pessoas reagem às suas preguntas, suas piadas e seu comportamento.
2-Lembre-se da sua postura
Preste atenção à forma como você se mostra para os seus colegas. Pessoas cabisbaixas, de ombros caídos, raramente conseguem criar conexões e entusiasmar os colegas. É importante criar uma postura de segurança, adquirir um tom de voz firme e seguro para melhorar a comunicação e transmitir mais confiança.
3-Reconheça que precisa melhorar
Reconhecer que precisa melhorar o seu carisma é fundamental para fazer o movimento de mudança. Procure se expor um pouco mais, falar em público. Escolha temas que você tem propriedade para falar – assim fica mais fácil mostrar as suas ideias.
4-Inspire-se, sem copiar
Observe pessoas que você considera sociáveis e capte quais comportamentos elas adotam para se tornar assim. Essa inspiração pode vir de líderes ou até de colegas. Só que não tente se tornar uma cópia do outro.
5-Saiba o que faz você feliz
Adote pequenas atitudes que aumentem a sensação de bem-estar e a vontade de trabalhar. Busque entender o que te anima, irrita e motiva e dê valor para as coisas simples, como fazer exercícios físicos antes do trabalho ou tomar um bom café da manhã, por exemplo.
6-Não exagere na confiança
Engana-se quem pensa que só pessoas introvertidas precisam melhorar o carisma e a capacidade de criar conexões. Geralmente, pessoas muito expansivas tendem a ser muito autoconfiantes e às vezes passam uma postura arrogante.

Avalie:

Comentários 0 comentário

Os comentários estão desativados.