29 / 03 / 2017

Como ser querido no trabalho

Conquistar um bom relacionamento com os colegas é determinante para a sua motivação e qualidade de vida no emprego
por
http://carreiras.empregos.com.br/

Quem é que não sente um frio na barriga no primeiro dia de trabalho? Além de precisar se acostumar aos novos processos, há aquela preocupação sobre como se enturmar com a nova equipe.

Afinal, passamos grande parte de nossos dias no trabalho, e um bom convívio é determinante para a felicidade no emprego.

Por mais comunicativo que você seja, fazer amizade não é assim uma tarefa tão fácil. Há ações que podem transmitir a impressão errada aos colegas e prejudicar a sua imagem.

Então, como acertar? Abaixo, veja dicas para fortalecer a sua marca pessoal e ser uma boa companhia para a sua equipe:

1. Pergunte sobre os colegas
Todos tem algo a contar. Além disso, todos desejam contar suas histórias, até – e principalmente – os mais tímidos.

Pessoas genuinamente interessadas em saber mais sobre os pontos de vista dos outros são encaradas como entusiásticas e confiáveis.

Apenas tome cuidado para não parecer invasivo com o que vai perguntar, e também com a frequência que puxa conversa com os demais.

 

Leia também:
12 dicas para ter uma postura profissional
Como liderar uma equipe mesmo quando você não é chefe

 

2. Ofereça ajuda
Seja alguém que as pessoas podem contar quando o trabalho não vai bem. Se perceber que pode ajudar em alguma situação, mesmo que não seja solicitado, coloque-se à disposição.

Contribuir em momentos difíceis é uma característica positiva marcante.

3. Seja participativo
Ainda que não goste de eventos sociais no meio profissional, como amigo oculto ou happy hour, se esforce para marcar presença em um ou outro encontro.

Aproveite esses momentos para conversar mais com os seus colegas e permita que eles também te conheçam melhor. É possível que você fortaleça tanto esses laços que se sinta cada vez mais à vontade para participar desses momentos.

4. Mantenha o bom humor
Regra de ouro quando o assunto é relacionamento. Ser divertido faz com que os outros se sintam à vontade para estar em sua companhia.

Além disso, ter postura positiva no trabalho, mesmo quando há um problema a ser resolvido, faz com que os profissionais sintam que as soluções podem ser breves e possíveis.

5. Saiba se expressar
A linguagem corporal conta tanto quanto as suas palavras. Isso porque certos gestos podem ser incômodos ou denotar falta de interesse em uma conversa.

Mantenha sempre o contato visual enquanto alguém fala com você. Tente manter a postura ereta, os braços descruzados e não gesticule exageradamente enquanto fala, principalmente quando abordar um assunto delicado. Também tome cuidado com o seu tom de voz.

6. Seja honesto
Quem é que não gosta de ser reconhecido pelos seus esforços? Quando achar que alguém fez um bom trabalho, não meça palavras, elogie!

No entanto, se algo te incomoda, mantenha a comunicação em primeiro lugar e tente resolver seus problemas com uma conversa particular.

Mesmo que você e seu colega discordem, a atitude fala mais alto, e você será respeitado por isso.

7. Lembre-se do que é importante
Primeiramente, lembrar o nome das pessoas é essencial. Elas se sentem valorizadas e queridas.

Se você trabalha em uma grande empresa, uma boa técnica para se lembrar de todos é associar o nome da pessoa a uma característica pessoal.

Isso porque o cérebro grava mais rápido quando integra algo a cor ou cheiro. Pode ser a cor dos olhos, do cabelo, o perfume, entre outras características.

Além do nome, sempre anote informações importantes relacionadas ao trabalho. As pessoas se sentem ignoradas quando você esquece algo importante.


 

Leia mais:
Como usar adequadamente a expressão corporal
Curso de marketing pessoal para crescer na carreira

Esta matéria ajudou você?

+ 37 pessoas ajudadas

Comentarios