24 / 11 / 2016

Como ser efetivado no estágio

Preocupação de grande parte dos profissionais que estão começando na profissão, o que fazer para permanecer na empresa após o contrato ter acabado?
por
http://carreiras.empregos.com.br/

Depois de preparar o currículo para uma vaga de estágio, treinar para as perguntas da entrevista de emprego e finalmente conquistar a oportunidade desejada, os estagiários começam a se perguntar sobre a próxima etapa de suas vidas profissionais.

Afinal, como se dar bem nessa experiência e se formar na faculdade com um emprego fixo garantido? Segundo especialistas em carreira, o segredo é não cair na zona de conforto depois de conseguir a vaga.

O mesmo empenho que você teve na busca por estágio deve permanecer em seu dia a dia na empresa. É com esse gás que você deve:

Conhecer o seu papel na empresa e fazer de tudo para agilizar os processos

Use as primeiras semanas do estágio para ouvir, aprender e questionar. Elas são importantes para você conhecer o trabalho geral, e como você contribuirá para o desenvolvimento dele.

Mesmo profissionais já efetivados entram no “piloto automático” e perdem a noção de como suas tarefas contribuem para os resultados. Alguém que venha de fora pode contribuir com novas soluções.

Levar o treinamento a sério

As empresas veem vantagem em efetivar um funcionário que ela teve o trabalho de treinar, e que já conhece as demandas do seu departamento e compreende sua cultura. Por isso, focar na adaptação é uma das suas principais missões ao se tornar estagiário.

Competir com ética profissional

É claro que o estagiário que mais se sobressai dos demais tem mais chances de ser efetivado. Mas fique atento: se destacar não é o mesmo que prejudicar ou maltratar um colega de profissão.

Mostre que, além da técnica, você possui maturidade profissional: pontualidade, bom relacionamento, boa comunicação e, principalmente, humildade.

Aprender o que puder

Bons estagiários sabem que essa é a experiência certa para colocar tudo o que aprendem nos cursos em prática – independente de continuar na empresa em que está estagiando ou não.

Cada oportunidade de aprender, toda nova tarefa, é um ganho – e não motivo de reclamação.

Não morder mais do que pode engolir

O aprendizado é gradual, mas certamente não vai acontecer de um dia para o outro. Respeite o seu próprio tempo e abrace novas responsabilidade somente quando já estiver craque nas que já possui. Não assuma mais do que consegue dar conta.

Lembre-se: você não precisa mostrar os melhores resultados já vistos pela organização. Em um estágio, o que os superiores mais esperam ver é comprometimento.

Prestar muita atenção na faculdade

Não é porque você tem um trabalho que pode deixar os estudos de lado. O estágio e as aulas caminham juntos, pois é durante o curso que você encontra os conhecimentos necessários para atuar na profissão que escolheu.

Preste atenção nas aulas e até mesmo o dia a dia no trabalho se torna mais descomplicado.

Está procurando vagas de estágio? Clique aqui e candidate-se!

Esta matéria ajudou você?

+ 12 pessoas ajudadas

Comentarios