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Ser um líder é formar discípulos que possam substituí-lo um dia. Ele é um exemplo a ser seguido, uma pessoa que inspira, ajuda, promove, conforta, mostra o caminho certo, aponta os pontos de melhoria com carinho e sutileza, comemora as conquistas da equipe. E o mais importante de todo o processo: sabe ouvir o seu liderado e ter empatia.
Ter empatia é se colocar no lugar do outro. É respeitar suas palavras e sentimentos, mesmo que você não concorde com aquele ponto de vista.
O líder precisa ser uma pessoa motivada, ter inteligência emocional, competências, habilidades, estratégias excepcionais e conhecer qual tipo de liderança exerce – se é focada em resultados ou no relacionamento com a equipe. De qualquer maneira, é necessário obter um bom equilíbrio para uma liderança adequada.
Ele deve garantir uma relação de respeito, admiração, empatia, ética e cumplicidade com a sua equipe. É seu trabalho se certificar de que que tudo fluirá bem na empresa em caso da sua ausência temporária, porque sua equipe sabe exatamente como deve lidar com as demandas e desafios que surgirem.
O líder deve estar sempre motivado, acordar pela manhã com a certeza da vitória, conhecer o talento de todos que estão envolvidos no processo, e encorajar sua equipe a expressarem suas opiniões. Saber o talento de cada um dentro da sua equipe é uma excelente forma de montar uma engrenagem perfeita.
Além de conhecer o talento de cada membro, o líder precisa saber como usá-lo a favor do grupo. Se ele explorar as características e habilidades da sua equipe estando alinhado com o propósito de vida de cada liderado e da empresa, certamente terá uma equipe muito mais motivada e feliz.
A missão do líder é treinar quem está aprendendo, lutar por quem merece, ser criativo, não se acomodar diante das dificuldades e buscar sempre novos aprendizados. Ele deve sempre ter foco na solução, ao invés, de alimentar o problema. Persuadir e influenciar as pessoas visando o bem comum, dar feedbacks positivos é essencial – sua equipe precisa deste tipo de recompensa também.
Uma estratégia bem elaborada possibilitará resultados acima da média e certamente trará tranquilidade para que você possa delegar cada vez mais atribuições aos liderados. Conhecer as competências e as limitações de cada um é fundamental para saber o que deve ou não ser delegado.
Sendo assim, haverá maior disponibilidade de tempo para focar na gestão de pessoas, não havendo a necessidade de se envolver tanto com o processo operacional.
A comunicação do líder precisa ser perfeita. Ele precisa ter certeza que sua equipe entendeu a mensagem que foi passada, quando acabar de passar a informação procure checar se ele realmente entendeu a sua mensagem. A responsabilidade da comunicação é sempre de quem está se comunicando, ou seja, o líder.
Todo líder precisa ter humildade para entender que todos nós temos comportamentos limitantes que precisam ser melhorados. As pessoas precisam de referência. Seja um líder inspirador! Faz sentido para você?
rodape catia araujo

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