Carreiras | Empregos

Não sei o que acontece comigo. Quando estou numa entrevista ou conversando com outras pessoas, eu tenho o domínio da conversa na cabeça, mas quando vou expressar as minhas idéias, ou seja, falar, não consigo! As palavras não vêm e fico atrapalhado. O que posso fazer para corrigir isso?
Francisco Gomes Lima
Resposta

Prezado Francisco,
A verbalização durante o momento de entrevista requer muita cautela e muita agilidade. É através dela que você consegue expor suas opiniões e principalmente demonstrar quem é você.
Quando você diz que se atrapalha, mesmo tendo o domínio da conversa, isso demonstra que ainda existe uma dificuldade sua em se comunicar, provocada pela própria situação da entrevista, que na maioria das vezes traz um nervosismo e uma ansiedade normal aos profissionais.
Isso não significa que não seja um aspecto importante a ser trabalhado. Existem várias razões para que esse bloqueio aconteça, porém é melhor ocupar seu tempo identificando quais são as principais soluções a serem tomadas para sanar a deficiência do que ficar tentando descobrir a causa.
Na realidade, não sabemos dados específicos do seu perfil pessoal e profissional.
As pessoas apresentam competências diferenciadas, que acabam fazendo com que sejam únicas. Falar sobre uma dificuldade, como a da comunicação, requer um entendimento profundo de todo o contexto em que isto está envolvido. Alguns motivos podem ser sofrer por antecipação, insegurança e altas expectativas.
Nossa dica principal é que você tente, aos poucos, perceber suas próprias falhas cometidas durante as entrevistas. Se policie e verifique se isso acontece com determinados assuntos ou pessoas diferenciadas. Faça sempre o que é mais fácil: seja você mesmo, fale sobre coisas verdadeiras. Lembre-se sempre que você é quem faz o seu marketing. Toda situação nova gera uma expectativa. Nessas horas, lembre-se que o dominador deste assunto é você mesmo. Ninguém melhor do que você para falar do seu conhecimento, da sua carreira, das suas realizações, dos seus objetivos.
Como última dica, faça simulações de entrevistas com pessoas conhecidas, com quem geralmente a intimidade é maior e o nervosismo, menor.

Avalie:

Comentários 0 comentário

Os comentários estão desativados.