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Como obter sucesso na carreira em mercados saturados?| Fonte: Shutterstock

Você está tentando uma recolocação profissional e já tem uma ideia de carreira que deseja investir mas, ao pesquisar, percebeu que tinha muita gente querendo fazer o mesmo. Aí você se questiona: desistir ou persistir? É preciso, inicialmente, manter a calma. É possível obter sucesso na carreira em mercados saturados, mesmo que muitas áreas pareçam já ter sido exploradas.
É preciso entender que há chances de encontrar brechas que ainda precisam ser preenchidas por profissionais de qualquer ramo. Foi pensando nisso que elaboramos este texto, para que você possa encontrar boas oportunidades para se reencontrar profissionalmente ou para que tenha mais chances dentro do assunto que mais domina. Confira!

Entenda qual é o seu perfil profissional

Antes mesmo que você saiba se o seu mercado está saturado ou não, é necessário definir exatamente qual é o seu nicho de atuação. A partir do momento que você sabe qual, é preciso que você entenda o seu papel dentro dessa área, para que consiga um bom emprego.
Quem é você no mercado escolhido? Você é aquela pessoa que indica os produtos ou os serviços como um amigo? Ou você é aquele que ensina e está sempre disposto a educar os clientes para que eles encontrem soluções?
Independentemente de qual seja seu perfil, é importante que você saiba exatamente quem é você e qual a imagem que deseja passar para o público. Assim, mesmo que os mercados estejam saturados, você conseguirá se destacar ao inovar com aquilo que faz de melhor.

Procure por micronichos

Você sabe o que é um micronicho? O seu significado é bem simples. Dentro de uma área de atuação (que abrange muitos assuntos) existem alguns pontos específicos que são denominados micronichos. Ou seja, o que você precisa fazer é encontrar um segmento do seu mercado saturado que ainda não é muito explorado.
Vamos dar um exemplo para que fique bem entendido. Você entende muito sobre o mercado de maquiagens. No entanto, sabe que, hoje, é uma área muito explorada. Antes de você desistir de criar um serviço para essas pessoas que utilizam as maquiagens, é necessário que você tente ser mais específico.
DICA: você pode começar fazendo uma pesquisa em mecanismos de buscas, como o Google, e procurar pela palavra “maquiagem”. A partir daí, vai perceber que, assim que digitar a palavra, o buscador apresentará algumas opções que completam a pesquisa, como “maquiagem simples”, “maquiagem para casamento”, “maquiagem passo a passo”, entre outros.
Ou seja, quanto mais específico você for, menor será o público. Mas isso não é exatamente uma coisa ruim. É bem provável que o cliente vá interagir melhor e realmente efetuar as compras caso você solucione os seus problemas exatos.
Esse foi apenas um exemplo genérico, mas é possível encontrar micronichos em diversos tipos de mercados saturados. Basta você entender qual é a sua colocação profissional e pesquisar por áreas que ainda são pouco exploradas pelos profissionais.

Mantenha-se sempre atualizado

Entrar em mercados saturados e que já têm profissionais qualificados e com uma boa bagagem de conhecimento é um desafio para qualquer pessoa. O fato de você ainda ser um profissional pouco conhecido não significa que não domine aquele assunto. Portanto, não desanime. A melhor maneira de mostrar que realmente entende de determinado tema é estudar e sempre manter-se muito atualizado na área.
Assim que surgirem novas oportunidades (ou temas diferenciados) dentro da área em que você escolheu, tenha interesse em aprender mais. Caso se mantenha atualizado e conheça tudo sobre o seu mercado, é muito provável que consiga se destacar dos seus concorrentes, por apresentar os melhores conhecimentos naquilo que faz.
Estudar nunca é demais. Quanto mais você souber, maiores são as oportunidades de inovar em mercados saturados.

Crie planos a curto, a médio e a longo prazo

Muitas vezes, acreditamos que as transformações que precisam ser feitas em mercados saturados só serão bem-sucedidas se forem grandes e se precisarem de muito tempo para serem implementadas. No entanto, pequenos ajustes podem fazer total diferença nessas áreas, principalmente naquelas que estão em constante atualização.
Mas, atenção! Não subestime inovações que podem ser feitas em poucos meses, semanas ou, até mesmo, dias. Independentemente do tempo que levar para mudar aquilo que acredita ser inovador, é muito importante testar para que entenda se realmente contribuirá para o desenvolvimento profissional.
Comece a pensar em como você pode resolver as pendências que talvez melhorariam o seu desempenho dentro da área de atuação e, com isso, monte um plano de carreira. Ou seja, tenha foco e pare de perder tempo naquelas tendências que sempre aparecem no dia a dia dos profissionais.

Seja você mesmo nos mercados saturados

Um grande problema das pessoas que desejam entrar em mercados saturados é que elas tentam “imitar” aquilo que os profissionais mais experts estão fazendo. É claro que, se você olhar os grandes nomes e os líderes mais conhecidos no mercado, em uma simples pesquisa, é possível ter base o suficiente para inspiração, além de entender exatamente como eles chegaram até lá. O problema está em tentar copiar.
Não é interessante continuar falando aquilo que é mostrado constantemente. Pesquisar por profissionais competentes e inspirar em suas trajetórias é importante para perceber o que já foi produzido e pensar em como você pode abordar aquelas questões de maneira diferenciada.
É necessário que você seja autêntico e mantenha-se fiel a si mesmo. Crie conteúdos que sejam a sua cara, pois isso fará com que os grandes nomes do mercado se interessem em ter você nas empresas.
Lembre-se sempre de que todas as vezes que as empresas enxergam essa qualidade nos profissionais, há uma empatia muito grande e imediata. Ao reconhecerem sua autenticidade, os recrutadores passarão a ter mais confiança em contratá-lo para fazer parte da equipe.
Como você pôde perceber, é possível se destacar em mercados saturados. Para isso é necessário, acima de tudo, muita pesquisa, buscando entender quais são as necessidades atuais da sua área de atuação. Isso dará um rumo para o que pode se especializar, com o objetivo de atender às demandas em que há uma ausência de profissionais qualificados.
Gostou deste conteúdo? Tem alguma outra ideia de como se destacar nos mercados saturados? Compartilhe com a gente deixando o seu comentário!

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