10 / 12 / 2015

Como o intercâmbio pode agregar mais valor ao seu currículo em 7 dicas

Estudar fora é a oportunidade perfeita para quem pretende melhorar o segundo idioma e ganhar habilidade úteis para a vida profissional
por
http://carreiras.empregos.com.br/

Por Tabata Madeira

Dados da agência de viagens CVC mostram que só no último trimestre desse ano houve um aumento de 30% na busca por intercâmbios.

A modalidade preferida pelos viajantes é aquela que permite conciliar estudo e trabalho.

E, entre os países mais buscados, tanto por sua maior abertura quanto a facilidade em se obter o visto, estão Canadá, Irlanda, Austrália e Nova Zelândia.

Seja para estudo, trabalho ou simplesmente para conhecer uma nova cultura, um intercâmbio sempre pode lhe auxiliar profissionalmente. Ter uma experiência como essa no currículo pode aumentar as chances de um candidato na disputa por uma vaga.

intercambiocurriculo

Hoje, existem cursos de idiomas que são específicos para diferentes áreas de atuação, alguns tem ênfase em administração, comunicação, esporte, entre diversos outros. E, apesar da predominância do inglês, outras línguas como espanhol, alemão, francês e italiano também são buscadas.

Para que o intercâmbio seja realmente um fator de destaque no seu currículo, separamos algumas dicas que podem lhe auxiliar:

  1. Tenha um objetivo

Antes de escolher o seu destino, defina claramente quais são seus objetivos com a viagem, trace metas que pretende alcançar!

  1. Escolha o destino com atenção

As escolhas espontâneas podem parecer algo empolgante, mas você aproveitará muito mais se tiver boas justificativas para aquele destino.

  1. Alie o estudo ao trabalho

Alguns programas permitem que o estudante trabalhe no período em que não está estudando. Essa é uma ótima maneira de agregar mais valor ao seu currículo.

  1. Procure um estágio

Procurar um estágio na sua área, mesmo que seja apenas para um semestre, pode ajudar a melhorar as habilidades no seu currículo.

  1. Faça algum trabalho voluntário

Por si só, o trabalho voluntário já acrescenta muito ao currículo. Se ele for realizado durante um intercâmbio, pode agregar ainda mais.

  1. Tenha um bom networking

Mantenha boas relações com professores, colegas de dormitório e sala e com os amigos que você fez no curso. Todos eles poderão ser contatos úteis quando você voltar para casa.

  1. Organize as experiências adquiridas

Como resumir todas as experiências da viagem em apenas algumas linhas? No currículo, o ideal é que essas informações sejam incluídas na experiência profissional.

Boa viagem!

Esta matéria ajudou você?

+ 3 pessoas ajudadas

Comentarios