Carreiras | Empregos

Todos os anos, é costume da maioria dos brasileiros escrever aquela conhecida listinha (que, na verdade, nem é tão pequenina) de resoluções para o ano novo. Emagrecer, guardar dinheiro para viajar, estudar, mudar de emprego…
Iniciamos o ano cheios de atitude, mas dificilmente cumprimos tudo o que estava no papel ao longo dos meses. O motivo mais claro para isso é a falta de planejamento. Não adianta definir as ideias e esperar que elas se realizem sozinhas.
Mas para tudo se tem um jeito, e com isso não seria diferente. Uma estratégia eficiente para alcançar resultados é determinar um calendário de metas.
Já falamos aqui como estabelecer metas para a sua vida. Primeiro você tem que ter um objetivo (o que quer fazer) e depois tem que criar metas para alcançá-lo (como chegar lá).
Um calendário de metas determina a data que você deve acertar cada alvo da sua jornada em busca do seu objetivo.
Preparado para cumprir suas resoluções em 2017?
Janeiro
É o mês da renovação. Temos a impressão de que partimos do zero e estamos a todo vapor. Um erro comum nessa época é achar que o ano só começa depois do carnaval. Engano seu.
Especialistas em RH confirmam que é no primeiro trimestre do ano que há maior número de contratações pelas empresas. Portanto, use esse mês para manter o gás e não desanimar, chegando em fevereiro já com algo encaminhado.
Matricule-se em um curso, agende um check-up para verificar a saúde, atualize o seu currículo e envie para as vagas da sua área.
Fevereiro
Nem sempre conseguimos o que queremos de cara. Aliás, dificilmente acertamos as coisas na primeira tentativa que fazemos. Fevereiro é o mês que você tira as ideia do papel na prática.
Nos primeiros dias, é fácil manter o pique. Mas depois você começa a perder a paciência. Neste mês a palavra de ordem é: perseverança. Insista no seu plano e não baixe a cabeça!
Março e abril
Mão na massa! Agora você já deve ter pego o jeito da coisa e tem que se esforçar se quiser alcançar algum resultado. Mantenha o foco e a autoconfiança, além, é claro, do auto avaliação. Ela será determinante para os próximos meses.
Maio e junho
Bom, chegamos a quase metade do ano, e é a hora de saber se você está na direção certa. Lembra da autoavaliação dos meses anteriores? Ela vai servir agora para você refletir se:
• Você está satisfeito com o seu próprio progresso até agora? (avaliação interna)
• Continuar nesse caminho vai te trazer satisfação pessoal ou profissional? (avaliação interna e externa)
• As suas expectativas com o que está fazendo foram cumpridas? (avaliação externa)
Se as coisas não estão saindo como o desejado, esses são os meses de correr atrás de um plano B. Afinal, você ainda tem mais seis ou sete meses do ano pela frente, e muita coisa pode mudar.
Julho
Mês da renovação. Sabe aquela história de que em time que está ganhando não se mexe? Mentira.
Mesmo quando você está se saindo bem, deve procurar sempre melhorar e acompanhar as tendências, não se acomodar com o que já conquistou se pode se superar ainda mais.
Isso é ter visão – as coisas podem dar errado de várias formas e, se você não acompanhar as tendências, pode acabar sendo deixado para trás.  Comece estratégias que fortaleçam a execução das suas metas.
Agosto e setembro
O ciclo se repete e, assim como março e abril, estes são os meses “mão na massa”.
Outubro e novembro
Pois é, o ano voou e o seu plano já está quase no fim. Além de ser os meses de avaliação de resultados, são os meses da redenção. Daquilo que deu errado, o que pode ser consertado ou ao menos melhorado nesse período? Corra atrás de bons resultados.
Por exemplo, você foi demitido e não conseguiu um novo emprego nos meses anteriores. Esse é o período de ficar de olho nas vagas temporárias.
Dezembro
Mês da gratidão por tudo o que conquistou, por todos os resultados positivos e pelo que aprendeu com os resultados negativos. Afinal, são eles que vão lhe permitir acertar nos anos seguintes e, assim, você continua sempre em busca de novos sonhos.
Não esqueça de fazer uma nova listinha, dessa vez, já sabendo como torna-la realidade 🙂

Avalie:

Comentários 0 comentário

Os comentários estão desativados.