Carreiras | Empregos

Já aconteceu de você dormir por várias horas, mas mesmo assim acordar com a sensação de não ter descansado? Uma das explicações para isso é a inércia do sono. Ela acontece quando acordamos no momento em que o cérebro ainda está com as suas atividades metabólicas reduzidas. Ou seja, é quando o despertador toca e a consciência é despertada sem preparo.
Você pode até achar que depois de um bom banho e um reforçado café da manhã, essa sensação vai embora. Mas, na verdade, o seu cérebro está te enganando: apenas as funções fisiológicas estão operando. A concentração e o raciocínio demoram até 4 horas para funcionarem naturalmente.
É por isso que tantos trabalhadores começam o dia de mal humor, e não apresentam grandes rendimentos na parte da manhã. O pior, é que a inércia do sono pode afetar a produtividade de toda a sua semana.
Para evitar, não basta dormir por mais tempo. É preciso pensar na qualidade do seu sono. Abaixo, você fica sabendo 5 formas para combater a inércia do sono e ter dias mais produtivos, desde cedinho!
Desligue a TV e o celular
Estímulos visuais mantém as pessoas despertas. Elas podem até estar cansadas, mas tendem a se esforçar para acompanhar o que está na TV ou no smartphone. Ainda que você consiga dormir com eles ligados, as luzes e o barulho podem atrapalhar o seu descanso.
Acorde no fim de semana no mesmo horário
Quando se trata de alimentação e sono, o organismo tende a reconhecer um padrão. Quando você se permite dormir mais no fim de semana, esse relógio biológico se confunde, e passa a acreditar que os outros dias também podem ser assim.
Beba água
Mesmo que o café seja eficaz para te despertar, não deixe de beber água quando acordar. Essa é uma forma de reidratar o seu organismo, já que você ficou sem ingerir nada por muitas horas.
Mude o alarme do seu despertador
É comum que algumas pessoas se acostumem tanto com a música de seus despertadores que já não conseguem mais acordar com elas. Além de fazer com que você perca a hora, essa música que você não percebe que está tocando perturba as horas finais do seu sono. Troque regularmente o seu toque de alarme. Lembre-se: escolha sempre músicas alegres.
Abandone o modo soneca
Até parece que aqueles 5 minutinhos a mais que você dorme antes de levantar da cama são a ponte ideal entre o sono e o despertar. Mas, na verdade, ao acordar e voltar a dormir, você coloca o cérebro novamente no primeiro estágio do sono. Quanto mais faz isso, mais está cansando ele.

Avalie:

Comentários 0 comentário

Os comentários estão desativados.