26 / 10 / 2016

Como estabelecer metas para a sua vida?

Está preparado para tornar os seus objetivos reais? Saiba como criar estratégias para alcançar metas pessoais e profissionais
por
http://carreiras.empregos.com.br/

Fim de ano, começam as preparações para os costumes da época. Entre elas, está aquela listinha com promessas de renovação e mudanças para começar o novo ciclo com o pé direito. Nada mais justo!

No entanto, é preciso ter em mente que o próximo ano é como uma tela em branco. Como faz um bom pintor, a sua tarefa é escolher as cores e os pinceis certos para a obra que deseja realizar. Cada dia é precioso para atingir os seus objetivos.

É por isso que, para que as promessas de ano novo funcionem, é preciso ter planejamento. Os passos para tornar os seus sonhos possíveis, você confere abaixo:

Pegue o papel

Uma Universidade em Toronto, no Canadá, estudou a relação entre as conquistas de estudantes que escreveram suas metas no papel, e aqueles que só as planejaram mentalmente. Em um período de dois anos, foi possível concluir que quem exterioriza os desejos, principalmente escrevendo-os, tem mais chances de atingi-los.

Escreva os seus objetivos

Aqui, vale tudo: os que podem se realizar em curto ou a longo prazo. A ideia é que, para que você alcance algo no futuro, comece a se mobilizar hoje. Defina o máximo de objetivos que puder. Se tiver dúvida quanto a eles, encontre ao menos três motivos razoáveis para a pergunta: “por que quero esse objetivo?”

Trace as metas

Os objetivos devem ser desmembrados em missões menores que, uma vez cumpridas, contribuirão para a conquista dele. Essas missões são chamadas de metas. Seja o mais específico que conseguir.

Por exemplo, se um dos seus objetivos é ser promovido, deve pensar em todo o caminho que o levará a essa conquista. Boas metas, neste caso, são: realização de cursos, busca por melhores resultados na avaliação de desempenho, novas atribuições, etc.

Perceba que mesmo as metas podem ser desmembradas. Para fazer um curso, por exemplo, você precisa escolher qual, e onde fazer. Esses são os desafios. Estabeleça desafios para o cumprimento de cada meta. Cumpri-los é uma forma de motivação rumo ao objetivo!

Defina o tempo

Você não precisa definir o tempo em que realizará cada desafio. Mas as metas precisam de prazo determinado! Só assim você não vai deixar as suas obrigações para depois (e, inevitavelmente, não realizar o seu objetivo). Evite ao máximo alterar esse prazo, a não ser que tenha mudado de objetivo.

Seja positivo

Jamais use palavras negativas ao escrever seus objetivos e metas. Parece que não, mas as palavras têm um peso enorme sobre nossas ações. Ao invés de escrever “não quero perder o emprego”, escreva: “quero permanecer em meu emprego”. A palavra “não” está proibida!

Avalie suas metas regularmente

A única forma de saber se as metas estão surtindo efeito, é colocando-as em prática, não é mesmo? Se você tem certeza que elas devem ser elaboradas novamente, nem pense em se culpar por isso! A vida é cheia de contratempos e, algumas vezes, o plano inicial não dá certo. Além disso, os seus objetivos podem mudar. O importante é jamais desistir.

Esta matéria ajudou você?

+ 79 pessoas ajudadas

Comentarios