Por Rômulo Martins
Acessível, barata e prática a internet ocupa um espaço cada vez mais significativo na vida dos brasileiros. Um estudo feito pela empresa E.life aponta que os usuários de redes sociais dedicam, em média, 41 horas por semana ao meio digital. Quando o assunto é encontrar emprego, o ambiente online é considerado ferramenta fundamental, dizem consultores de carreira e recursos humanos.
“Por ser uma ferramenta rápida as empresas recorrem à internet na hora de contratar profissionais. Os softwares são cada vez mais sofisticados. Em poucos minutos é possível selecionar um currículo e conhecer o perfil detalhado do candidato”, afirma Rachel de Carvalho Vieira, consultora de planejamento de carreira da Ricardo Xavier Recursos Humanos.
O acesso rápido a informações e a agilidade nos processos fazem do meio digital uma tendência na busca por emprego, diz Mário Custódio, especialista em recrutamento da divisão de mercado financeiro da Robert Half. “O profissional que busca recolocar-se no mercado de trabalho ou está à procura de outro emprego encontra na internet um leque de opções.”
Ao Empregos.com.br, a consultora Rachel Vieira e o especialista em recrutamento Mário Custódio dão dicas para o seu currículo chamar a atenção dos recrutadores na internet.
1. Procure sites confiáveis
O crescimento de vagas disponíveis no mercado aumentou a procura por oportunidades de trabalho na internet. Resultado: surge uma gama de sites especializados em emprego. Para não cair em golpes, é importante investigar a idoneidade das plataformas digitais. Cadastre-se em sites de sua confiança.
2. Atualize o currículo
As informações profissionais devem ser atualizadas constantemente para aumentar suas chances de conseguir um emprego. Preencha todos os campos da base de dados com palavras-chave (termos de sua área de atuação). As buscas por currículos são feitas por meio dessas palavras.
3. Preste atenção nos requisitos
Não envie currículo fora do perfil desejado pela empresa. Leia com atenção os pré-requisitos exigidos. Caso não atenda todos os itens procure outras oportunidades.
4. Acesse o site diariamente
Não basta se cadastrar nos sites especializados e esperar que o recrutador entre em contato por telefone. É preciso navegar na internet diariamente, fazer busca de vagas e enviar seu currículo à empresa. Muitas oportunidades são perdidas por falta de uso da plataforma.
5. Se necessário, peça sigilo
Se você está empregado e não quer que sua empresa saiba que está à procura de outra oportunidade ative a opção “confidencial” ao se cadastrar nos sites de emprego. Assim, você tem toda a tranquilidade para usar a ferramenta.
6. Use o “trabalhe conosco”
Acesse diretamente o site da empresa em que deseja trabalhar e busque informações sobre ela, tais como principal ramo de atuação, clientes, valores, missão e objetivos. Se possível, converse com pessoas que trabalham ou trabalharam nela para entender a cultura empresarial. Cadastre-se na seção “trabalhe conosco” ou “junte-se a nós”.
7. Fique de olho nas redes sociais
Construir uma rede de relacionamento profissional na internet pode aumentar bastante as suas chances de conseguir um emprego. Consultores de carreira e recursos humanos consideram o networking ferramenta essencial na busca por uma oportunidade. Mas é preciso ter cuidado com as informações postadas. Utilize linguagem formal, mesmo que esteja em um ambiente online. Adicione pessoas que você conheça e interaja com elas.
Como encontrar emprego pela internet
Especialistas dão 7 dicas para você chamar a atenção dos recrutadores no ambiente online.
Avalie:
Comentários 0 comentário