Como elaborar um currículo sem ter experiência profissional

Comece bem sua busca pelo primeiro emprego, siga nossas dicas e veja como elaborar um currículo sem ter experiência profissional
por
http://www.empregos.com.br

Quem está à procura do primeiro emprego sabe como é complicado elaborar um currículo sem ter experiência, por isso, nós do Empregos.com.br criamos esse pequeno guia que irá te ajudar a elaborar um bom currículo.

Como elaborar o currículo sem ter experiência?

É muito importante ter um currículo bem feito quando se está à procura do primeiro emprego. Mas, a dúvida que todos possuem é: o que colocar no meu currículo se não tenho experiência profissional?

CV sem experiência

É simples. O modelo do currículo é o mesmo, você deve sempre ressaltar seu objetivo profissional. Faça uma descrição das atividades que você participa ou participou, como Grêmio estudantil, trabalho em ONG’s, entre outras coisas. Tente explicar o que era feito em cada atividade.

Evite dizer que você é proativo, tem iniciativa, é comunicativo. Você pode citar isso dentro das atividades que participou. Exemplo: “oradora da turma do colégio, assumindo responsabilidade de passar os comunicados, mostrando capacidade de falar em público”, “facilidade de trabalhar em equipe demostrada em determinado projeto escolar”.

E não se esqueça de informar os cursos que você fez, os que são voltados a área profissional escolhida, cursos de idioma, computação etc.

Como colocar no currículo as experiências sem registro em carteira
Coloque os empregos sem registro com datas de início e término, quais as atividades feitas, como num currículo normal. A única coisa que tem alteração é que você deverá passar referências para o recrutador ou empregador, para que possa entrar em contato com os locais indicados e confirmar sua experiência.

TCC como experiência profissional
O TCC deve sim ser citado no currículo, mas não como experiência profissional. Você deve falar sobre ele na parte de “conhecimentos adquiridos” ou “informações adicionais”, lá você pode informar o tema, um breve resumo do que se tratou e quais ferramentas ou programas foram utilizados para criação.

Como chamar mais atenção para o seu currículo

Cv sem experiência

Facilite o contato entre o recrutador e você. É importante colocar mais de três formas de contato (telefone, telefone para recados, celular, e-mail).

Cuidado com erros de ortografia e gramática. Caso tenha dúvidas, peça ajuda. Evite utilizar abreviaturas, pois podem ser difíceis de reconhecer. O melhor é usar a palavra inteira e colocar a abreviatura entre parênteses.

Informe-se. Procure obter junto ao mercado um indicador sobre quais aspectos são hoje mais valorizados e enfatizados na sua área de atuação, assim será mais fácil definir seu objetivo e preparar seu currículo de forma adequada às necessidades do mercado.

Se for enviar por e-mail, prefira colocar o texto no corpo da mensagem e, em último caso, como arquivo anexado. Muitas empresas, por medida de segurança, não abrem arquivos enviados por remetentes desconhecidos.

Utilize palavras-chaves para descrever suas habilidades e realizações. Além de causar impacto, muitas empresas estão cadastrando os currículos em banco de dados internos e as palavras certas podem facilitar a sua inclusão nas buscas.

Faça currículos personalizados. Pesquise a empresa, busque informações sobre o cargo, analise quais competências e quais realizações de sua carreira podem ser exploradas de forma a destacar você dos concorrentes.

Esta matéria ajudou você?

+ 14 pessoas ajudadas

Comentarios