25 / 10 / 2018

Como conseguir um emprego rápido? Confira as nossas dicas!

Quer conseguir um emprego rápido? Confira nossas dicas e saiba como um portal de vagas pode ser eficiente!

Encontrar um novo emprego demanda tempo e dedicação, principalmente em épocas de crise, em que as empresas estão reduzindo o número de colaboradores. Mas temos uma boa notícia! É possível conseguir emprego rápido, basta organizar estratégias que ajudam a tornar essa busca mais eficaz.

Entenda a recolocação profissional como uma possibilidade de experimentar novos lugares, se desafiar e conhecer novas pessoas e oportunidades. Por isso, explicaremos para você algumas dicas essenciais para quem deseja conquistar um emprego de maneira mais rápida e eficiente. Continue a leitura e entenda!

Avalie as oportunidades oferecidas

O primeiro importante passo para conseguir emprego rápido é ter consciência do seu próprio potencial. Para isso, exclua das opções aquele tipo de trabalho em que você não se sentiria satisfeito. Priorize os que realmente podem contribuir para o seu desenvolvimento profissional.

Além disso, determine se no momento atual o salário é o fator mais importante. Pode ser que você considere ganhar um pouco menos em um emprego que oferecerá mais chances a longo prazo. Assim, avaliar as oportunidades oferecidas pelas empresas é muito importante para que você tenha um foco e saiba exatamente aquilo que deseja.

Isso vai otimizar o seu tempo ao buscar pelas organizações que estão com vagas abertas. Para que esse passo seja eficiente, você precisa revisitar as situações que foram positivas e negativas durante suas últimas experiências de trabalho. Liste os pontos fortes e quais foram os conhecimentos adquiridos com cada um.

Em relação aos aspectos negativos, avalie o que pode ser feito de maneira diferente daqui para frente — inicie um processo para o seu desenvolvimento profissional. É só fazer uma lista que contenha tudo o que você deseja para si, inclusive as novas oportunidades e as ideias inovadoras. Pense em suas prioridades e elabore um plano de carreira.

Utilize as redes sociais para conseguir emprego rápido

Hoje, a internet facilitou bastante a busca por trabalho. Por meio de portais e mídias digitais, as empresas ampliaram muito o alcance de suas divulgações. Nesse sentido, você pode utilizar algumas das redes sociais para conseguir emprego rápido. No Facebook, por exemplo, existem diversos grupos voltados especialmente para o compartilhamento de vagas, além de concursos e estágios.

Os recrutadores das empresas costumam publicar as oportunidades em portais próprios para isso, como o Empregos. Depois, compartilham em suas páginas para aumentar o alcance. Além de todos esses benefícios, essa é uma importante ferramenta para adicionar e conhecer pessoas que estão na mesma área de atuação.

Existem redes sociais, ainda, que permitem que você tenha contato com colegas específicos de sua área. Para completar, você pode participar de grupos com assuntos profissionais — eles são uma ótima oportunidade para ampliar conhecimentos. Assim, você estará sempre antenado!

Faça networking e amplie sua rede de contatos

Você sabe o que é networking? Nada mais é do que a sua própria rede de contatos, seja profissional ou não. Ela é baseada em desenvolver relacionamentos que tragam algum benefício para você e para as pessoas com as quais você interage. A ideia, aqui, é de suporte e de ajuda mútua.

Para começar seu newtorking, o primeiro passo é elaborar uma lista de pessoas que você conhece e qual é o seu nível de proximidade com elas, tanto do ponto de vista pessoal quanto do profissional. Um networking bem-feito não precisa de muitas pessoas, mas deve garantir boas interações profissionais.

A maior parte das pessoas erra ao tentar simplesmente buscar seus contatos quando precisa de alguma indicação, seja uma recolocação na profissão, seja uma ajuda para fechar negócio. Isso sem falar quando alguém dessa rede precisa de auxílio e o profissional não dá a mínima para o fato — o interesse deve ser mútuo.

Mas como fazer um bom networking? A tecnologia, novamente, é uma grande aliada para você nesse quesito. Utilize as redes sociais, pois são ótimos meios para manter contato com as pessoas quando o tempo é curto. Além disso, são uma excelente ferramenta nas situações em que há troca de informações.

Participe de palestras e eventos

É importante que você pesquise por eventos em sua área de atuação ou aqueles que possivelmente as empresas do seu interesse estarão presentes. Essa é uma excelente oportunidade para conhecer contatos pessoalmente. Você poderá entender melhor e mais detalhadamente os negócios e os desafios das organizações que deseja se aproximar.

Uma boa forma de se relacionar nessas palestras e eventos é tendo cartões com o seu nome e telefone, além de e-mails e o link de suas redes sociais. Uma dica: prepare previamente o que vai dizer para os profissionais qualificados. Afinal, de que adianta encontrar com um importante membro de uma empresa e ficar sem ação, não é verdade?

Atualize seu currículo

Caprichar na atualização do currículo é essencial para destacar os resultados que conseguiu com projetos anteriores. Sabe aquele curso que você fez no último emprego e que vai ser essencial para a organização que deseja trabalhar? Coloque essa habilitação! E a iniciativa que trouxe resultados significativos para a empresa que você fez parte? Não hesite em registrar.

Lembre-se de que esse é um dos itens mais importantes para quem busca por uma recolocação no mercado. Em relação às suas competências, coloque apenas o que de fato você sabe e já executou, pois mentiras são facilmente descobertas pelos recrutadores. Nesse caso, é natural que haja uma má impressão.

Cadastre seu currículo em sites de emprego

Como dito, a internet ajuda consideravelmente a conseguir emprego rápido. Hoje, existem portais que oferecem interessantes pacotes aos profissionais que desejam divulgar os seus perfis. Eles são capazes de ter acesso às empresas que buscam por pessoas para a sua equipe, além de enviar um currículo de qualidade e que combine com as vagas em questão.

Além disso, há a oportunidade de divulgar o seu próprio histórico profissional, colocando mais destaque e ranqueando-o no topo das buscas. Isso aumenta as chances de se conectar com as empresas. É possível entender, ainda, quais são as organizações que viram o currículo e acompanhar todos os processos seletivos em que está participando.

Com todas essas facilidades proporcionadas pelos portais especializados, conseguir emprego rápido ficou muito mais simples, não é mesmo? Seguindo as dicas abordadas, você pode ficar mais tranquilo, já que a sua recolocação no mercado acontecerá o quanto antes!

Ficou interessado em como um site pode otimizar sua busca profissional? Então, teste o Empregos por 7 dias sem custo e veja como ele pode auxiliar na sua recolocação!

Esta matéria ajudou você?

+ 50 pessoas ajudadas

Comentarios