Carreiras | Empregos

Atingir o equilíbrio entre desejos e necessidades, entre vida pessoal e trabalho é algo que todos procuramos. A preocupação com essa busca torna-se mais importante ainda quando descobrimos que pessoas equilibradas são mais produtivas e satisfeitas com suas vidas. Equilíbrio é hoje uma habilidade profissional, uma estratégia de crescimento que maximiza nossa eficácia e nossa satisfação, e inclui um item indispensável:saúde. Portanto, para ter equilíbrio temos que buscar, sempre, saúde.
A partir desse raciocínio, o médico especializado em Medicina do Trabalho Ricardo de Marchi mostrou caminhos para gerenciarmos nossas atividades e obrigações, principalmente por meio de um exemplo pessoal: a escalada do pico Everest, o ponto mais alto do mundo, que fica no Nepal.
Para Ricardo, que também é membro fundador do Internacional Institute for Health Promotion em Washington, nos EUA, o conceito de equilíbrio é tão importante porque o próprio desenvolvimento social e econômico do País depende de boa produtividade e qualidade pessoal, itens que só serão conquistados com equilíbrio e bem-estar. “Para uma mudança de comportamento, é essencial pensarmos sobre o estilo de vida que levamos atualmente, a valorização da vida pessoal e sua gestão como uma vantagem”, disse o médico. Ele sugeriu as seguintes reflexões:
Como as pessoas gerenciam a saúde?
Qual o valor do estilo de vida saudável?
Existe necessidade de assumir esse perfil?
O que significa bem-estar?
Esses mesmos conceitos servem para a tomada de consciência das empresas, no sentido de promover qualidade de vida aos seus funcionários e obter produtividade e bons resultados. “Para conseguir isso, as organizações precisam ter planejamento, disciplina e motivação, além de contaminar seus colaboradores com esses princípios. É preciso reconhecer a importância do conhecimento da saúde e do estilo de vida dos trabalhadores, ligando o conceito de máximo desempenho ao de mínimo desgaste”, ensinou Ricardo durante a palestra no Congresso da ABQV.
Utilizando-se do exemplo de sua viagem ao Everest, Ricardo mostrou como elaborar um projeto de qualidade de vida e saúde, seja para você ou para sua empresa:
Levantamento de informações e necessidades, avaliações e troca de idéias. “Meu filho e eu nos preparamos durante um ano para poder colocar o projeto em prática”, contou o médico.
Manter a motivação e a satisfação elevadas
Identificar recursos necessários
Ajustar demandas profissionais
Buscar conhecimento sobre hábitos saudáveis
Preparo mental para as dificuldades
Dar e receber apoio
Reconhecer e respeitar limites
Lembrar que confiança e resultados vêm aos poucos
Aprender a valorizar soluções simples
Encarar como um projeto de vida
Atento às lições que levaram Ricardo de Marchi ao topo do Everest, você certamente conseguirá encontrar equilíbrio em sua vida e o seu próprio modelo de qualidade, além de influenciar outras pessoas e até realizar um brilhante projeto ou pequenas mudanças em seu ambiente de trabalho.
“O equilíbrio permite a sensação de bem-estar e capacidade de enfrentar qualquer desafio. As dimensões física, emocional e social ficam mais claras e nós chegamos mais longe”, encerrou Ricardo.

Avalie:

Comentários 0 comentário

Os comentários estão desativados.