Carreiras | Empregos

Devo comunicar ao meu chefe que estou procurando outro emprego? Como comunicar isto sem parecer algum tipo de ameaça?
Obrigado
Camila Lima
Porto Alegre/ RS
Resposta

Camila,
Vamos começar a analisar sua consulta perguntando se as razões que estão levando você a procurar um outro emprego são suficientemente fortes para deixar a empresa atual. De que natureza são essas razões? Salário, benefícios, distância, falta de futuro, incompatibilidades de relacionamento com colegas ou quem sabe até mesmo com o próprio chefe?
Sair de um emprego, hoje em dia, é uma decisão arriscada, quando se sabe que o mercado de trabalho está escasso de ofertas e as oportunidades disponíveis, às vezes, são piores do que as que a gente tem no emprego atual. Por isso é importante ponderar bem as razões que nos fazem procurar outro emprego; talvez seja possível com algum esforço e investimento pessoal, com diálogo e boa vontade, permanecer onde se está, resolvendo os problemas.
É claro, Camila, que há momentos na carreira de todos nós em que as coisas já não têm mais solução e que a saída e o afastamento da empresa atual, como forma de buscar aquilo que queremos, é a única alternativa.
Esse afastamento necessário pode ser conduzido de diferentes maneiras, dependendo do estilo de gerência de seu chefe, de como você vê sua conduta como funcionária e do clima ou da “cultura” da organização em que você trabalha.
A primeira pergunta a se fazer é: Qual é o relacionamento que você tem com seu chefe? Pode ser que você se dê bem com ele, que ele não seja a razão de sua saída, porém, é possível que ele seja a causa principal de sua insatisfação com o emprego atual, que esteja bloqueando sua carreira, impedindo aumentos salariais, dificultando sua realização profissional e, quem sabe, até adotando comportamentos pessoais inadequados.
Se você tem um bom relacionamento com ele, a sugestão é a de que você converse sobre a sua insatisfação com a situação atual. O chefe experiente e bem intencionado perceberá, desde logo, que a insatisfação gerará a eventual busca de um outro emprego, se nada mudar. Depois de um certo tempo, creio que você até possa ir a ele e declarar formalmente que está procurando uma alternativa e quem sabe até mesmo pedir a sua ajuda.
Na hipótese de que o seu chefe seja a origem dos seus problemas, que você sinta que não há diálogo nem interesse, que o estilo autocrático prevalece, então creio que você deva procurar um emprego que lhe interesse, só dando a notícia quando tudo estiver resolvido. Lembre-se de que nesse caso pode não haver facilidades na rescisão, encurtamento de prazos para a saída, nem gratificações extras. Para esse tipo de chefe o funcionário que deixa sua unidade vira inimigo ou simplesmente passa a ser ignorado.
A conclusão é a de que, se você pensou bem e quer mesmo sair e seu chefe é um profissional equilibrado e moderno, vá mostrando a ele sua insatisfação e depois até lhe dizendo que vai procurar ou que já encontrou um novo emprego. Se, porém, ele é do tipo “chefe” mais do que do tipo “líder”, então é melhor avisá-lo quando já estiver de saída, lembrando que as negociações do rompimento não serão fáceis.
Lembre-se, porém, de que o que não pode, qualquer que seja o chefe, é ficar sempre mostrando insatisfação, implicitamente fazendo pequenas e esporádicas ameaças. Nenhum chefe agüenta isso, qualquer que seja o seu estilo.
Um abraço do
Laerte Leite Cordeiro

Avalie:

Comentários 0 comentário

Os comentários estão desativados.